O POVO News: Bolsonaro réu; Lula diz que Bolsonaro tinha plano para matá-lo; PL da anistia
Senador Humberto Costa (PT), presidente interino do Partido dos Trabalhadores, fala sobre julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)
Com apresentação do jornalista Marcos Tardin, o programa O POVO News realiza a 553ª edição na noite desta quinta-feira, 27. A programação repercute a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) réu por conta de tentativa de golpe após as eleições de 2022.
O programa recebe o senador Humberto Costa (PT), presidente interino do Partido dos Trabalhadores, para discutir o julgamento do ex-presidente. Para o senador, decisão do STF fragiliza extrema-direita e é um "momento ímpar".
O deputado federal Coronel Chrisóstomo (PL) também faz parte da edição desta quinta-feira, 27. O POVO News ainda repercute as falas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que afirmou no Japão que Bolsonaro "tentou dar um golpe no país" e "contribuir" para seu assassinato e de outras autoridades, logo após Bolsonaro ser considerado réu pelo STF.
A programação ainda inclui a discussão sobre Débora Rodrigues, conhecida pelas imagens que registraram sua pichação utilizando um batom, nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023. Ela se tornou um símbolo para bolsonaristas que questionam as penas aplicadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) aos acusados na tentativa de golpe de estado e afirmou em vídeo explicando o caso que "agiu no calor do momento".
Para tratar desses e de outros assuntos, participam do programa os seguintes jornalistas do O POVO: Henrique Araújo e João Paulo Biage. Além deles, Alberto Rollo, advogado especialista em direito eleitoral, fala sobre a avaliação positiva de Donald Trump acerca dos sistemas de segurança nas eleições. O decrato assinado pelo presidente norte-americano menciona o Brasil como exemplo positivo na aplicação de sistemas de segurança nas eleições, especificamente o uso da biometria.