MPCE promove seminário sobre comunicação inclusiva e acessibilidade
O evento acontecerá no auditório da Escola Superior do Ministério Público (ESMP) e será transmitido para os Núcleos Regionais da ESMP em Juazeiro do Norte e Sobral
No próximo dia 3 de abril, o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) sediará o seminário "Inspire: Comunicação, Inclusão e Acessibilidade", com o objetivo de discutir estratégias e tecnologias inovadoras para tornar a comunicação pública mais simples e acessível. O evento acontecerá no auditório da Escola Superior do Ministério Público (ESMP) e será transmitido para os Núcleos Regionais da ESMP em Juazeiro do Norte e Sobral. As inscrições estão abertas ao público e podem ser realizadas na plataforma de cursos da ESMP/Ceaf.
Uma das atrações do seminário será a Sala de Tecnologias Assistivas, espaço dedicado à apresentação de inovações voltadas para acessibilidade e inclusão. Neste ambiente, os participantes poderão interagir com ferramentas que ampliam a autonomia de pessoas com deficiência, promovendo a troca de conhecimento e fortalecendo o ecossistema de acessibilidade. Projetos de instituições como a Universidade Federal do Ceará (UFC) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), além de soluções como o Mouse Braille e o Blink Talk, estarão em exposição. O Laboratório de Inovação do MPCE também marcará presença, demonstrando o uso de tecnologias assistivas para facilitar a comunicação e a acessibilidade no cotidiano.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A iniciativa reforça, segundo o MPCE, o compromisso em promover a inclusão e assegurar a acessibilidade nos meios físicos, de informação e comunicação, bem como nos serviços e instalações abertas ao público. O seminário é uma realização conjunta do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade (NIACE), do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Cidadania (Caocidadania), do Laboratório de Inovação do MPCE (Lino) e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), com o apoio da ESMP.
A programação do evento terá início às 8h com o credenciamento dos participantes. Às 8h30MIN, ocorrerá a abertura oficial e a apresentação do "Guia Básico de Acessibilidade na Comunicação – Condutas e Ações em Eventos promovidos pelo Ministério Público Brasileiro". Este guia visa orientar as práticas de comunicação inclusiva dentro das instituições públicas, garantindo que eventos e materiais sejam acessíveis a todos os cidadãos.
O seminário contará ainda com palestras e mesas-redondas abordando temas como linguagem simples, comunicação acessível e acessibilidade cultural. Especialistas renomados compartilharão suas experiências e discutirão soluções para os desafios enfrentados na promoção de uma comunicação mais inclusiva no serviço público. Espera-se que o evento contribua para a sensibilização e capacitação de profissionais das secretarias, assessorias de comunicação, equipes de cerimoniais e setores de organização de eventos de instituições governamentais, órgãos do Sistema de Justiça, universidades e prefeituras.
A realização do Seminário "Inspire" ocorre em um momento de crescente atenção às questões de inclusão e acessibilidade no Brasil. Eventos como o "Setembro Verde na Uece", promovido pela Universidade Estadual do Ceará, têm debatido a importância de tornar espaços físicos e digitais mais acessíveis, além de discutir os avanços e desafios da educação inclusiva para pessoas com deficiência visual. Essas iniciativas refletem um movimento mais amplo de instituições públicas e privadas em prol de uma sociedade mais justa e igualitária.
O MPCE convida todos os interessados a participarem do evento, que representa, de acordo com a instituição, um passo significativo na construção de políticas públicas mais inclusivas e na promoção da acessibilidade em diversos âmbitos da sociedade.
Para mais informações e inscrições, acesse cursos.mpce.mp.br.
Programação:
08h – Credenciamento
08h30 – Abertura e Apresentação do Guia Básico de Acessibilidade na Comunicação – Condutas e Ações em Eventos promovidos pelo Ministério Público Brasileiro
Hugo Frota Magalhães Porto Neto (promotor de Justiça e coordenador auxiliar do Caocidadania)
Alane Pinto (assessora de Cerimonial e mestre de cerimônias do MPCE)
Reginaldo Aguiar (secretário de Comunicação do MPCE)
09h – Painel: Comunicação Inclusiva, acessível e simples
Julyta Albuquerque (agente de Inovacao e Linguagem Simples do Laboratorio CLIC da Defensoria Publica do Estado do Ceara e diretora de Direitos Humanos do Sindicato dos Jornalistas do Ceara)
Edson Junior (professor do curso de Letras do Departamento de Línguas e Literatura da Universidade Regional do Cariri)
Fernanda Cavalieri (cofundadora da Fortaleza Azul e professora de Atendimento Educacional Especializado da rede municipal de Fortaleza)
10h – Painel: Inclusão e Acessibilidade no Serviço Público
Marilene Munguba (professora do Departamento de Letras Libras e Estudos Surdos da Universidade Federal do Ceara e diretora da Secretaria de Acessibilidade da UFC)
Thamyle Vieira (coordenadora da Célula de Acessibilidade da SECULT-CE e consultora em acessibilidade cultural)
Equipe do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade do MPCE
11h – Visita guiada ao Salão da Inovação e da Acessibilidade (Sala de Aula da ESMP)
12h – Encerramento
Serviço
Data: 03 de abril de 2025
Horário: 8h às12h
Carga horária: 4h/a
Local: Auditório da Escola Superior do Ministério Público (Rua Maria Alice Ferraz, 120, 6º andar, Luciano Cavalcante – Fortaleza/CE). Evento presencial com transmissão para os Núcleos Regionais da ESMP em Juazeiro do Norte e Sobral
Inscrições: https://cursos.mpce.mp.br/
Aberto ao público