O POVO News: Caso Eduardo Bolsonaro: deputados dos EUA pedem que Trump puna Moraes; reações

Eduardo Bolsonaro pediu à Câmara um total de 122 dias de afastamento

08:05 | Mar. 21, 2025

Por: Rogeslane Nunes
Caso Bolsonaro: Deputados dos EUA pedem que trump aplique punição a Alexandre de Moraes (foto: O POVO News)

Com a apresentação do jornalista Ítalo Coriolano, a primeira edição do programa O POVO News desta sexta-feira, 21, repercute o caso do deputado Eduardo Bolsonaro (PL), que entregou à Câmara nessa quinta-feira, 20, um pedido de licença formal. O parlamentar solicitou 122 dias de afastamento. Eduardo Bolsonaro está nos Estados Unidos onde diz que pretende atuar para combater as ameaças à liberdade de expressão no Brasil.

Em meio a estadia do parlamentar nos EUA, os deputados republicanos Rich McCormick e María Elvira Salazar enviaram uma carta ao presidente Donald Trump em que pedem que o governo americano puna o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), com sanções como a proibição de visto e o bloqueio de bens.

Sobre a licença, conforme o ofício apresentado, o afastamento do deputado será dividido em dois dias para tratamento de saúde e mais 120 dias para cuidar se "interesses particulares". A solicitação foi confirmada pelo líder do Partido Liberal (PL) na Casa, o deputado Sóstenes Cavalcante.

Em live no aniversário de 70 anos do seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, nessa quinta-feira, 20, o deputado reafirmou sua disposição de mobilizar autoridades norte-americanas para agir contra o ministro Alexandre de Moraes.

Moraes é relator do processo em que o ex-presidente da República e outras 33 pessoas foram denunciadas por tentativa de golpe de Estado após o resultado das eleições presidenciais em 2022, mascadas pela vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Assista ao vivo:

O programa O POVO News 1ª edição realiza nesta sexta-feira, 21, sua 175ª edição. A programação aborda as principais notícias do dia, comentadas e analisadas por especialistas.

Serviço:

  • Quando: Segunda a sexta, às 8 horas e às 18 horas
  • Onde: Youtube, Linkedin, Facebook e TikTok do O POVO

Quer receber por WhatsApp as últimas notícias da política no Ceará e no Brasil? Acesse este link e entre no canal do O POVO sobre política