Bloco ligado a Camilo, Elmano e Evandro se forma no PT; grupo de Luizianne se reúne
A deputada Luizianne Lins oficializou bloco em julho do ano passado. Aliados de Elmano e Evandro caminham para apresentar um outro grupo
Fim de semana agitado para os filiados do PT no Ceará. Alas do PT organizam reuniões em diferentes frentes.
De um lado, a deputada Luizianne Lins (PT) reuniu aliados para alinhamento sobre seu mandato, com espaço para discutir o processo interno que a sigla vai passar com a eleição do diretório estadual e o de Fortaleza.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Algumas horas depois, integrantes de diversas correntes se reuniram no Hotel Amuarama. O grupo tem forte alinhamento com as gestões capitaneadas por Elmano de Freitas (PT), governador do Ceará, e Evandro Leitão (PT), prefeito de Fortaleza. Um novo bloco está em formação.
Em julho do ano passado, Luizianne e seu grupo lançaram manifesto que oficializou o bloco chamado Campo de Esquerda, movimento de correntes militantes e grupos socialistas, progressistas e de esquerda. Na época, a parlamentar afirmou que a decisão veio a partir de debates políticos após situações dentro do partido, "principalmente nos últimos seis meses".
A movimentação aconteceu alguns meses após o processo interno que escolheu Evandro como candidato para disputar a eleição municipal. A deputada concorria para ser candidata pelo partido, mas foi superada no número de delegados que a apoiaram. Evandro foi escolhido candidato e venceu, posteriormente, para prefeito.
Nos registros do encontro de sábado passado, nomes próximos a ela: vice-presidente do PT de Fortaleza, Liliane Araújo, também secretária executiva das Mulheres do Ceará, a secretária de Diversidade, Michele Meire, as vereadores de Fortaleza Adriana Almeida e Mari Lacerda, além do titular do Detran, Waldemir Catanho, e do superintendente do Ibama, Deodato Ramalho.

“Além do planejamento, debatemos a conjuntura da política internacional, nacional e estadual, além do processo de eleição direta do PT Brasil. Seguimos firmes na luta por um país mais justo e democrático”, escreveu a vice-presidente em publicação.
Em outro local, no mesmo dia, outros filiados do partido fizeram um encontro, em reunião que superou os limites das tendências — os grupos em que geralmente os filiados do PT se dividem. Entre os nomes presentes: a senadora Augusta Brito, o presidente do PT em Fortaleza e líder do Governo, Guilherme Sampaio, o deputado federal Zé Ailton, os deputados estaduais Missias Dias e Acrísio Sena, além dos vereadores João Aglaylson e Dr. Vicente. A primeira-dama Lia Freitas também aparece em registros.
A reunião serviu para alinhamento, mas também abre o caminho para a formação de um outro bloco dentro do partido. “O primeiro momento é um alinhamento de concepções, que está externada no manifesto que nós vamos apresentar até o final do mês, mas é também a busca de constituição de um bloco político para fortalecer internamente no Partido dos Trabalhadores”, aponta Acrísio, recém-empossado na Assembleia Legislativa (Alece).
Ele cita a luta pelo “aprofundamento das políticas públicas” da gestão de Elmano e Evandro. Têm espaço ainda pautas como a defesa da luta da agricultura familiar, da moradia popular, da educação pública. “São alguns(pontos) que também servirão de centralidade para o trabalho político deste campo, que atuará internamente do Partido dos Trabalhadores”, destacou.
O deputado explica ainda que a reunião que “tem como ponto de partida Fortaleza”, sendo o primeiro passo dessa experiência do campo se expressar em Fortaleza. O bloco deve ter um “diálogo muito forte” com os grupos que estão capitaneados pelo deputado federal José Guimarães, líder do Governo Lula na Câmara, e com o da deputada federal Luizianne Lins. “É um campo que vem se somar a outros companheiros e companheiras que estão dentro do próprio PT”, complementa.
Em 6 de julho, o PT fará uma série de eleições para novos diretórios. Além do posto nacional, o partido terá novos presidentes em Fortaleza e no Ceará.