Maracanaú terá universidade municipal com aulas a partir de julho, diz Roberto Pessoa
Instituição de Ensino Superior municipal será a primeira do Ceará
As aulas da Universidade Municipal de Maracanaú devem iniciar a partir de julho deste ano, segundo garantiu prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (União Brasil), em entrevista ao O POVO nesta sexta-feira, 7.
Roberto Pessoa destacou que a universidade tem o objetivo de qualificar a população mais vulnerável do município. Os cursos devem ser gratuitos e, de acordo com o prefeito, terá um edital do vestibular para ingresso na universidade.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
“Para a qualificação da população mais vulnerável do município, esse é o foco. A partir de julho de 2025, já começam as aulas”, diz Pessoa. “Vai ter um edital para chamar o vestibular, é normal isso, não pode ser diferente dessa maneira. Agora, é lógico que eu vou trabalhar para servir o edital para favorecer, dentro da lei, as pessoas que moram em Maracanaú, porque quem vai gastar é o dinheiro público”.
A Universidade Municipal é uma das promessas de campanha da reeleição de Roberto Pessoa à Prefeitura de Maracanaú, Segundo o Censo da Educação Superior de 2023, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), existem apenas 57 Instituições de Ensino Superior municipais no Brasil. No Nordeste, apenas Pernambuco abriga instituição desta categoria.
Entre as graduações que serão ofertadas estão os cursos de pedagogia, enfermagem, química e matemática. O prefeito ainda avalia utilizar o programa Bolsa Família ou o Cadastro Único no processo de admissão dos alunos. “É 0800, por isso. Agora uma das causas é estar no Bolsa Família ou Cadastro único, que é mais fácil. O Bolsa Família é uma coisa, o Cadastro Único é mais amplo”, destaca.