Evandro recebe bancada do PDT; Jânio deve ir pra base, PP Cell fica na oposição
Os vereadores também levaram para a reunião a possibilidade da acomodação de suplentes na gestão do petista
Mesmo sob chuva, Evandro Leitão (PT) recebeu na manhã desta segunda-feira, 10, a bancada de vereadores do PDT na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), juntamente do presidente nacional interino, André Figueiredo, no Paço Municipal.
Estiveram com Evandro os vereadores, Adail Júnior, Gardel Rolim, Luciano Girão, Jânio Henrique, Paulo Martins, PPCell, Marcel Colares e Kátia Rodrigues. Além de Figueiredo, também participou da reunião o chefe de gabinete do prefeito, Eudes Bringel (PSD).
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O encontro teve início às 9 horas e terminou por volta de 11h30min. Os vereadores levaram ao prefeito de Fortaleza a situação dos suplentes da sigla que receberam muitos votos e mostraram o desejo de que fossem de alguma forma contemplados. O PDT elegeu a maior bancada de vereadores em Fortaleza, com oito parlamentares. O partido comandava a Prefeitura até dezembro passado, com o ex-prefeito José Sarto.
O PDT tem como primeiro suplente Raimundo Filho, que teve 10.255 votos, mas não se elegeu. Na Câmara, o menos votado a conseguir mandato foi Marcos Paulo (PP), com 4.992. Isso ocorre porque em eleições de vereadores e deputados, as vagas são distribuídas conforme a votação dos partidos ou federações, não pelas votações individuais.
Os pedetistas esperam que algum dos vereadores seja nomeado secretário municipal, o que abriria vaga para o suplente. Outra possibilidade seria um suplente assumir algum cargo na Prefeitura. Conforme os vereadores, Evandro se comprometeu a contemplar o partido, mas não ficou definido de qual maneira.
PDT terá rodízio de vereadores, diz André
O deputado federal André Figueiredo classificou a reunião como "muito boa". E confirmou ao O POVO que o PDT, assim como outros partidos, a exemplo do Avante, dará espaço para os suplentes, já no final deste mês. Raimundo Filho, primeiro na fila, irá assumir a vaga de vereador. Ainda não foi definido qual se licenciará.
Postura dos vereadores na Câmara de Fortaleza
Dos oito vereadores de Fortaleza, seis integram a base do prefeito, mas dois não aderiram à gestão de Evandro na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor): Jânio Henrique e PP Cell. As situações de ambos se encaminharam para resolução. Jânio deve integrar a base e PP Cell ficar na oposição.
Ao O POVO, Jânio afirmou que falou para Evandro do interesse de se juntar aos demais pedetistas e apoiá-lo, no que marcaram de ter uma conversa individualmente e assim tomar uma decisão.
"Eu já tinha falado em outro momento que eu ainda não tinha definido para que lado eu ia e a gente teve essa primeira oportunidade de conversar com o prefeito, coisa que eu ainda não tinha tido, então a gente conversou na reunião. Falei do meu interesse de poder participar juntamente com os outros seis vereadores, fazendo parte da bancada do PDT que apoia o prefeito. A gente ficou acertado de que eu vou ligar para o prefeito e a gente conversar individualmente para daí a gente tomar uma decisão", explicou.
Sobre a situação de PP Cell, o vereador participou da reunião como vereador da bancada. No momento da foto de Evandro com todos, ele foi o único a não estar presente. Aliado de André Fernandes (PL) e postulante a se filiar a outra sigla de olho na vaga de deputado federal em 2026, o vereador disse a Evandro que fará oposição construtiva e não ficará apenas "batendo".