Humberto Costa assumirá a presidência interina do PT; Guimarães era cotado

Humberto Costa assumirá a presidência interina do PT; Guimarães era cotado

O parlamentar cearense também foi preterido na escolha de Lula para o Ministério das Relações Institucionais por Hoffmann

O PT decide nesta sexta-feira, 7, o seu novo presidente interino. A escolha deverá ser a do senador Humberto Costa (PT-PE). Ele recebeu o apoio da corrente Construindo um Novo Brasil (CNB), marjoritária no partido e substituirá até julho o posto de Gleisi Hoffmann, que foi nomeada por Lula para ser ministra das Relações Institucionais.

O deputado federal e líder do presidente da República na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT), era um dos cotados para assumir o comando do partido interinamente. Em julho, o PT realizará as eleições de seus diretórios e o parlamentar pleiteia o posto nacionalmente.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Além do parlamentar, outro candidato a presidência do PT é o ex-prefeito de Araraquara, Edinho Silva. Ele inclusive é tido como o preferido pelo próprio presidente Lula para comandar a sigla a partir deste ano.

Guimarães segue na liderança do Governo em meio a possíveis nomeações tanto em ministério como no PT e pressão de parte do centrão para que um deputado do bloco fique com a posição de destaque. O MDB chegou a cogitar Isnaldo Bulhões para ocupar a função.

Guimarães foi cotado para as Relações Institucionais e vislumbra Senado 

Outro posto de destaque no qual o deputado foi ventilado foi o de ministro das Relações Institucionais, a quem cabe a articulação Política do governo. Após a saída de Nísia Trindade da Saúde, ela foi substituída por Alexandre Padilha (PT), então ministro das Relações Institucionais.

A vaga aberta, entretanto, foi ocupada por Gleisi Hoffmann, abrindo a vaga que agora será preenchida por Humberto Costa.

Além de vislumbrar a presidência da sigla trabalhista, Guimarães também se articula para ser candidato a senador pelo Ceará em 2026. Ele é um dos pelo menos outros três postulantes à Casa Alta pela base estadual e recebeu acenos do ministro da Educação, Camilo Santana (PT).

Em declarações, o deputado federal afirmou que espera contar com o apoio do presidente Lula como "patrocinador" de sua candidatura ao Senado Federal.

Com informações de João Paulo Biage, correspondente O POVO em Brasília

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

PT jose guimaraes governo Lula

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar