Reajuste de 5,83% para servidores estaduais do Ceará é aprovado pelos deputados

Reajuste de 5,83% para servidores estaduais do Ceará é aprovado pelos deputados

A aplicação será 4,83% retroativo a janeiro e mais um ponto percentual a partir de 1º de setembro, representando ganho real acima da inflação

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) aprovou em regime de urgência nesta quinta-feira, 6, a mensagem do governador Elmano de Freitas (PT) que garante o reajuste salarial dos servidores públicos, militares, autarquias e fundações públicas em 5,83%.

A aplicação da revisão será de 4,83% retroativo a janeiro e será acrescido um ponto percentual, totalizando 5,83%, a partir de 1º de setembro de 2025, representando ganho real acima da inflação desde a data.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

O Governo estadual estima que a medida impacte em mais de R$ 800 milhões beneficiando em torno de 180 mil servidores ativos, inativos e pensionistas. O Executivo chegou nos valores após negociações com sindicatos da categoria.

A categoria reivindicava a princípio reajuste de 8,67%, mas o governo afirmou que o índice era inviável. A reivindicação passou então a 6,64%, o que seria a reposição da infação na gestão Elmano de Freitas durante o mandato, explicou Ravenna Guimarães, coordenadora-geral do Fórum Unificado das Associações e Sindicatos do Servidores Públicos do Estado do Ceará (Fuaspec), que reúne 42 entidades dos servidores públicos.

Reajuste dos servidores em Fortaleza 

Já na Capital, os profissionais apresentaram ao prefeito Evandro Leitão (PT) uma proposta de reajuste de 12,84%, mais o vale alimentação de R$ 20, os Planos de Cargos, Carreiras e Salários, dentre outras demandas.

Representantes estiveram com o gestor na última semana de fevereiro no Paço Municipal. O petista afirmou que não poderia apresentar uma proposta que atendesse aos pedidos dos sindicatos.

Os sindicalistas ouviram que, devido ao momento de recente transição e os rearranjos necessários nas contas da Prefeitura, uma proposta poderia ser apresentada apenas no mês de maio. Os presentes rechaçaram a demora, então ficou acertado este novo encontro dentro de alguns dias.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

governo elmano elmano de freitas assembleia legislativa do ceara

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar