Aliado de Evandro que apoiava RC e Sarto manifesta mal-estar com críticas da base a ex-prefeitos

Aliado de Evandro que apoiava RC e Sarto manifesta mal-estar com críticas da base a ex-prefeitos

Adail Júnior (PDT) chegou a debater com vereadores da base do prefeito petista e o líder do Governo afirmando que a base "não está se entendendo"

A sessão plenária da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) desta quarta-feira, 26, foi marcada pela manifestação na tribuna do 1° vice-presidente, Adail Júnior (PDT), com críticas de vereadores da base do prefeito Evandro Leitão (PT) aos ex-prefeitos do PDT, Roberto Cláudio e José Sarto.

Adail também foi da base e apoiou os antigos gestores e primeiramente rebateu falas de Adriana Geronimo (Psol) por acusar RC de "surfar na onda de sofrimento" ao publicar vídeos atacando o Governo do Estado. Também contestou quando Tony Brito (PSD) afirmou que a Guarda Municipal estava sucateada.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

"Fomos nós do PDT que fizemos a transformação da cidade de Fortaleza nos últimos 12 anos. Agora tá bom de os gestores estarem preocupados em administrar, essa é a verdade. Porque enquanto eu estiver nessa Casa, de Luizianne (Lins), Roberto Cláudio e Sarto ninguém fala. Vier falar, eu defendo. Roberto não pode mais não fazer manifestação? Só porque apoiou o André Fernandes?", declarou o pedetista.

"A base tá perdida", diz Adail

O 1º vice-presidente, que é o decano da Câmara, disse que a base não está em sintonia e estaria perdida. Por isso, segundo ele, levou os temas para a tribuna. Adail também citou outros vereadores que eram da base Sarto e agora estão com Evandro. O parlamentar cobrou respeito a eles ou poderiam "pegar o beco".

"Eu estou falando de nós pra nós. Nós, Roberto Cláudio e Sarto, e vim pra nós, Evandro. Aí a base está mais perdida do que cego em tiroteio. Porque enquanto nós não sintonizarmos essa base aliada do prefeito Evandro Leitão. Entender que nós, eu, (Professor) Enilson, Luciano Girão, Emanuel Acrízio, viemos da base de Sarto e nós somados dá muito mais de 50 mil votos. Enquanto vocês não entenderem que nós fizemos parte da gestão passada", afirmou.

"Tem os defeitos? Tem, mas respeitem. Respeitem ou mandem a gente pegar o beco que nós pega. Se vocês, lideranças, querem desse jeito, mandem nós pegar o beco. Agora, vamos exigir respeito. Eu estou conversando nos bastidores, não está adiantando, então vamos para a tribuna, aí pode arrochar o nó. Vamos administrar a cidade e esquecer o passado. Eu não vou aguentar vereador de base falando da gestor anterior, não", completou Adail.

Após o discurso, o vereador foi aplaudido por alguns presentes. Jorge Pinheiro (PSDB) comentou que a oposição estaria de braços abertos para receber Adail Júnior.

 

Embate entre Adail e líder do Governo

O líder do governo Evandro, Bruno Mesquita (PSD), citou problemas deixados pela gestão Sarto, como atraso no pagamento a fornecedores e dívidas, e argumentou com o 1° vice-presidente que o início de administração de um Prefeitura tem suas dificuldades.

"Vossa excelência é um dos pilares dessa Casa. Agora, vossa excelência também sabe que começo de gestão é assim mesmo. Tem suas dificuldades. No começo de gestão é normal crítica de pessoas que fazem parte da base", afirmou Bruno.

Em um momento mais quente, Adail disse que o líder o tratava como sendo da oposição, ao que Mesquita respondeu ser um orgulho ter o pedetista na base de Evandro. "Não parece", retrucou Adail.

"Agora, vossa excelência tem alguns descontentamentos que talvez não seja eu que vou poder sanar. Aí vossa excelência resolve com quem tem que resolver", respondeu Bruno.

Adail ponderou em nenhum momento criticou a gestão do prefeito Evandro e que está ao lado do petista. Ele ressaltou novamente um desentendimento da base na Câmara.

"Nenhum momento, vereador Bruno Mesquita, eu critiquei Evandro Leitão. Vossa excelência usou o vereador errado, não deveria ter me usado. Tenho um lado, o meu lado é de Evandro Leitão, não é só de vossa excelência, não. O que eu estou pedindo, vereador líder, é respeito. Que nós da base, pelo pronunciamento de vossa excelência, declara mesmo que não estamos nos entendendo", disse.

Professo Enilson (Cidadania), vice-líder de Evandro, e Luciano Girão (PDT), 2° vice-presidente, foram citados por Adail e se manifestaram, defendendo que a base precisa se alinhar por meio de diálogo, e "esquecer" as gestões passadas. Ambos eram da base de Sarto e, no segundo turno de 2024, aderiram a Evandro.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

evandro leitao pt camara municipal de fortaleza pdt jose sarto roberto claudio

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar