Câmara define comissão do Plano Diretor e Conselho de Ética que deve analisar caso Inspetor Alberto
Colegiados terão importantes matérias para analisar na Câmara Municipal de Fortaleza
10:50 | Fev. 13, 2025

Foram definidas nesta quinta-feira, 13, mais as composições da Comissão do Plano Diretor e o Conselho de Ética da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor).
Comporão as comissões da CMFor:
Comissão do Plano Diretor
- Benigno Júnior (Republicanos)
- Luciano Girão (PDT)
- Emanuel Acrízio (Avante)
- Irmão Léo (PP)
- Adriana Geronimo (Psol)
- Bruno Mesquita (PSD)
- Soldado Noelio (União Brasil)
Conselho de Ética
- Professor Enilson (Cidadania)
- Luciano Girão (PDT)
- Julierme Sena (PL)
- Carla Ibiapina (DC)
- Márcio Martins (União Brasil)
- Erich Douglas (PSD)
- Ana Aracapé (Avante)
Plano Diretor deve ser discutido do zero
O Plano Diretor é o instrumento de desenvolvimento e expansão da cidade e define os planos de desenvolvimentos e demais funções sociais. O de Fortaleza foi implementado em 2009 ainda na gestão da ex-prefeita Luizianne Lins (PT) e o fechamento da nova atualização foi por diversas vezes postergado.
Este semana, o prefeito Evandro Leitão (PT) anunciou que o novo Plano Diretor de Fortaleza parte "do zero" e projetos de aliados serão vetados "se for justo".
A questão do Plano Diretor foi discutida em partes na gestão anterior, de José Sarto (PDT). Equipes chegaram a realizar algumas ações mirando a revisão, prevista para 2019 - 10 anos após a versão inicial. O projeto nunca saiu, mas ocorreram reuniões em territórios, a formação de um Núcleo de estudo e o levantamento de dados.
Conselho de Ética pode pautar cassação de Inspetor Alberto
Quanto ao Conselho de Ética, a presidência deve ficar com o vice-líder do Governo Evandro, o vereador Professor Enilson (Cidadania).
Parlamentares que ingressaram com pedido de cassação do mandato do vereador Inspetor Alberto (PL) aguardavam a formação do colegiado para que mensagens pudessem tramitar e serem analisadas pelos vereadores da Casa.
Durante a campanha eleitoral de 2024, o vereador bolsonarista apareceu em vídeo xingando e ameaçando o então candidato a prefeito Evandro Leitão e em outro carregando um animal pelas orelhas.
Com informações do repórter Guilherme Gonsalves.