Vereadores cobram cassação de Inspetor Alberto, que não comenta por orientação de André Fernandes

Durante a campanha em 2024, o vereador apareceu em vídeos carregando um porco e proferindo ataques e ameaças a Evandro Leitão (PT)

18:01 | Fev. 11, 2025

Por: Marcelo Bloc
INSPETOR Alberto (PL) é vereador de Fortaleza e aliado de André Fernandes (foto: AURÉLIO ALVES)

O vereador de Fortaleza Inspetor Alberto (PL) não quis comentar sobre o pedido de cassação do mandato, protocolado na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) conjuntamente pelos vereadores Adriana Gerônimo (Psol), Gabriel Aguiar (Psol) e Professora Adriana (PT). Durante a campanha eleitoral de 2024, o vereador bolsonarista apareceu em vídeo xingando e ameaçando o então candidato a prefeito Evandro Leitão (PT) e em outro carregando um animal pelas orelhas.

Inspetor disse que não comentaria o assunto, seguindo orientação do deputado federal André Fernandes (PL), que disputava o segundo turno em Fortaleza na época dos fatos. André acabou derrotado por Evandro Leitão por menos de 11 mil votos. O deputado federal é presidente do PL na Capital.


Esta semana, Adriana Gerônimo, que preside a Comissão de Direitos Humanos da CMFor, reiterou que cobrará a cassação de Alberto.

Dois objetos

O vereador Gabriel Aguiar lembrou que o pedido de cassação tem dois objetos. "Um objeto é o crime de maus-tratos cometidos pelo vereador Inspetor Alberto, já confirmado pelas autoridades, já multado pela Semace, já levado à Delegacia de Proteção do Meio Ambiente e Proteção Animal. E também outro possível crime, que é ameaçar de morte o então candidato Evandro Leitão, hoje prefeito de Fortaleza, que ele falou que o caixão dele já estaria pronto, ameaçou de morte", argumentou.

Aguiar relembra ainda que o vereador já teve comportamentos semelhantes anteriormente com o ex-prefeito Roberto Claudio (PDT) e com o então governador Camilo Santana (PT) nas redes sociais.

"Então, é um comportamento que não pode ser naturalizado e, portanto, precisa sim ser levado ao Conselho de Ética para a apuração aqui na Casa. O nosso pedido de cassação foi entregue ao presidente Gardel Rolim (PDT) e foi encaminhado para o jurídico aqui da Casa. E do jurídico, aí sim ele deve formar a Comissão de Ética para apurar", afirmou.

"É uma cobrança que a população faz para a gente"

Também coautora do pedido de cassação, a vereadora Professora Adriana Almeida disse esperar que o processo tramite na CMFor. "É uma cobrança que a população faz para a gente. E eu espero muito que os demais vereadores também possam se somar nesse processo, porque a gente não pode deixar impune. Maus tratos a animais é crime e é um crime que precisa ser punido", explicou.

Ela lembra que, além do pedido de cassação que assina ao lado de Gabriel Aguiar e Adriana Gerônimo, há outro processo tramitando no Ministério Público.

"Eu acho que cada um de nós é responsável pelos nossos atos. Então, se eu sei que maltrato a animais é crime, se eu faço isso e ainda publicizo, eu tenho que arcar com as consequências dos meus atos. Então, por isso que a gente entrou com essa representação e estamos esperando para ver como é que vai se dar essa tramitação na Casa", acrescentou.

Adriana acredita que brevemente a Mesa Diretora deverá montar o Conselho de Ética, que receberá do Jurídico da CMFor a representação contra o vereador do PL. "A gente retornou para a Casa agora, que eu digo para a Câmara, e a gente está formando as comissões e, dentro dessa formação das comissões, eu acredito que em breve a gente vai estar formando também o Conselho de Ética", disse.

Relembre os casos

O primeiro vídeo começou a circular em 23 de outubro, a menos de uma semana do segundo turno em que Evandro e o aliado do vereador, André Fernandes (PL), disputaram o comando da Prefeitura de Fortaleza. O parlamentar aparece dizendo para Leitão “preparar o caixão”.

Na gravação, Inspetor Alberto está em um evento da campanha de André Fernandes (PL), e, olhando para a câmera, grita: “Leitão, filho da puta, tu vai para a churrasqueira. Prepara teu caixão, vagabundo”.

O uso do termo "churrasqueira" faz referência a uma música utilizada pela campanha de Fernandes, que diz: "Só dá Leitão, se for na churrasqueira", em referência à disputa eleitoral na Capital. Ao fundo, no vídeo, aparecem pessoas com bandeiras de campanha de André. Também é possível escutar a música enquanto o parlamentar fala com a câmera.

No caso envolvendo o porco, a gravação circulou no dia do segundo turno da eleição, no domingo do dia 27 de outubro. Nas imagens, Inspetor Alberto veste uma camisa da seleção brasileira de futebol e, por cima, um colete balístico com adesivo da campanha de André Fernandes.

Ele diz para o animal: "Você vai para a panela". O vereador carrega e derruba o porco. Então, coloca o joelho direito na parte superior do animal: "Vê se aguenta aí, leitão".

Depois, Inspetor Alberto ergue e solta o porco, antes de finalizar: "Desgraçado, você vai para a panela dia 27. Vou comer você assadinho".

Trâmites

No caso que envolve as ameaças a Evandro Leitão, o processo foi encaminhado ao Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), enquanto o caso envolvendo o animal segue sendo investigado pela Polícia Civil.

O vereador já foi interrogado e a delegacia aguarda perícia para conclusão das investigações e remeter o caso ao Poder Judiciário.

Assista também