Voo com brasileiros deportados dos EUA pousa em Fortaleza: 'Estavam acorrentados, com algema'
Aeronave traz 111 brasileiros deportados dos Estados Unidos
O voo com brasileiros deportados dos Estados Unidos (EUA) pousou no aeroporto Pinto Martins, em Fortaleza às 16h07min desta sexta-feira, 7, a partir das 16h07. É o segundo grupo de repatriados desde o fim de janeiro.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O voo traz 111 pessoas deportadas, sendo 80% do grupo com origem de Minas Gerais. Ao desembarcarem, haverá avaliação de quem quer seguir para o aeroporto de Confins, em Minas Gerais, num avião da Força Aérea Brasileira (FAB). Há familiares que aguardam no aeroporto por repatriados, mas a secretária dos Direitos Humanos do Ceará, Socorro França, informou que não foram identificados cearenses no grupo.
Ela relatou que ficará em Fortaleza uma família, de Belém (PA), que seguirá para o estado natal por conta própria. Os demais serão transportados em aeronave da FAB para Minas Gerais, em aeronave que já está no Aeroporto de Fortaleza.
O defensor geral da União, Leonardo Magalhães, informou que o grupo passará pela migração, desembaraço aduaneiro, e que, a partir de interlocução com o Ministério de Direitos Humanos, Defensoria Publica da União e órgãos locais, serão prestadas orientações iniciais para que as pessoas entendam quais os direitos que têm e o que pode ser feito em relação à assistência, previdência e acesso à saúde.
A secretária dos direitos humanos do Governo do Estado, Socorro Franca, disse que a recepção ao grupo de brasileiros foi organizada com os repatriados recebendo alimentos, atendimento psicológico e itens de cuidado intimo para mulheres.
"Recebemos com muita emoção, não foi fácil recebê-los aqui, porque eles estavam acorrentados. Eles estavam com algema, mas quando eles desceram do avião, já vieram totalmente livres", relatou Socorro.
"Eles foram aplaudidos na chegada. Receberam atendimento humanitário, receberam alimentos, as mulheres receberam absorventes. Tem equipes dando atendimento psicológico pra eles. Foi tudo muito bem organizado", destacou a secretaria.
Segundo a scretária da Diversidade do Estado do Ceará, Mitchelle Meira, ao desembarcarem, todos eles já estavam sem as algemas, con forme determinou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Ela relatou que há muitas crianças no grupo.