Evandro nomeia 254 guardas municipais, após anular ato da gestão Sarto
Nomeação foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) da última quinta-feira, 6. Outras 254 pessoas devem ser convocadas em janeiro de 2026
O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), oficializou a nomeação de 254 agentes que vão compor o quadro da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF). A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) da última quinta-feira, 6. Outras 254 pessoas devem ser convocadas em janeiro de 2026.
Dos nomeados, 171 pessoas aparecem na lista de ampla concorrência; 69 aparecem na lista de pessoas negras e 14 figuram na lista de pessoas com deficiência (PCD). Veja a relação completa clicando aqui. O ato de nomeação está na página 2 do DOM e a lista dos nomeados começa na página seguinte.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
No ano passado, 508 candidatos aprovados em concurso público haviam sido chamados pelo então prefeito José Sarto (PDT) na reta final da gestão (dezembro). Entretanto, Evandro anulou a nomeação, alegando descumprimento de lei que veda a prática no momento em que foi feita, após o período eleitoral.
A partir daí, a gestão remarcou as convocações que inicialmente eram previstas em três etapas. Após articulação interna, a gestão definiu que as convocações serão em duas etapas. A primeira, cumprida agora em fevereiro, e a próxima prevista para o início do próximo ano.
O cronograma foi modificado a partir de uma decisão conjunta, que contou com a participação de Evandro, do secretário da Segurança Cidadã, coronel Márcio Oliveira; da diretora-geral da GMF, inspetora Cristiane Fernandes; e do líder do governo na Câmara Municipal, vereador Bruno Mesquita (PSD).