Cid Gomes: "Se o PSB tiver uma vaga, meu candidato a senador é Júnior Mano"
Ex-governador antecipa nomes de futuras filiações e candidaturas pelo partido e reitera que não pretende concorrer à reeleição. Júnior Mano é investigado por suposta participação em esquema de compra de votos
O senador Cid Gomes (PSB) afirmou que, caso o partido tenha uma vaga para disputar o Senador em 2026, seu candidato seria o deputado federal Júnior Mano (PSB). Em discurso descontraído durante evento do partido, na manhã desta sexta-feira, 7, em Fortaleza, o ex-governador do Ceará foi saudando os presentes e acrescentando informações sobre os citados.
"Eu digo, de público, o seguinte: se o PSB tiver uma vaga para o Senado - olha o que eu estou dizendo, não estou colocando essa responsabilidade no nome de ninguém, só na minha responsabilidade - se o PSB tiver uma vaga, na composição de uma chapa majoritária lá para frente, o meu candidato a senador é o Júnior Mano. Quero deixar isso aqui de público", disse Cid ao saudar o parlamentar.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Cid declarou recentemente que suas metas atuais na política são o crescimento do PSB e a reeleição de Elmano de Freitas a governador, em 2026. Quanto à tentar a reeleição, disse não ter intenção de concorrer e que abriria mão da disputa em nome de um projeto para o Estado. Ele não descartou a possibilidade de disputar uma vaga na Câmara dos Deputados.
Júnior Mano é investigado por suposta participação em esquema de compra de votos e desvio de emendas parlamentares nas eleições de 2024. O processo corre em sigilo no Supremo Tribunal Federal (STF), mas Cid recentemente defendeu o colega de partido.
Deputados pelo PSB
Durante os cumprimentos de sua fala aos colegas de partido, Cid Gomes fez conjecturas para possível candidaturas do PSB para 2026. Adiantou que acredita que o atual presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, o deputado estadual Romeu Aldigueri, será candidato a federal, afirmando que acredita que atinja cerca de 180 mil votos.
O ex-governador não apenas adiantou que o ex-prefeito do Eusébio, Acilon Gonçalves, está desembarcando na sigla - ele deixou o PL e está hoje sem partido - mas também que ele deve ser candidato a deputado federal pelo PSB. A esposa de Acilon, a deputada estadual Marta Gonçalves, acaba de trocar o PL pelo mesmo PSB.
O PSB tem hoje apenas Júnior Mano como deputado federal. Cid adiantou ainda que outros o partido terá ainda outros candidatos a deputado federal, alguns que estão hoje em outros partidos, como Robério Monteiro, Mauro Filho, Idilvan Alencar, Dênis Bezerra e Roger Aguiar (ex-prefeito de Marco).
Além dos deputados estaduais do partido que serão candidatos à reeleição, já que o PSB passou de inexistente à maior bancada da Assembleia, Gomes lembrou de outros nomes, como do ex-deputado Leonardo Araújo, que deverão disputar nova vaga na Alece.
Sem pretensões
Cid falou que tem se dedicado bastante ao PSB e que quer dar sua contribuição como militante do partido. "As pessoas perguntam 'Cid, o que você quer ser?'. Eu não quero ser nada! Eu já fui muito mais do que pedi a Deus, o que eu quero é que o meu partido, no Brasil eu posso contribuir pouco, mas no Ceará, que seja um partido grande, que oferecer uma alternativa para o povo cearense", concluiu.
Com informações do repórter Guilherme Gonsalves