Esposa de Acilon, Marta Gonçalves se junta a deputados do PDT e migra para o PSB
Ela será a segunda parlamentar que sai do PL para ingressar no PSB
19:31 | Fev. 06, 2025
O Partido Socialista Brasileiro espera a filiação da deputada estadual Marta Gonçalves, atualmente no Partido Liberal. A migração deve ocorrer em evento, que também vai recepcionar deputados do PDT, aliados do senador Cid Gomes, nesta sexta-feira, 7.
Ela será a segunda parlamentar que sai do PL para ingressar no PSB. Em dezembro de 2024, o deputado federal Júnior Mano anunciou filiação à sigla socialista. Ele, no entanto, foi expulso do partido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ao declarar apoio a Evandro Leitão (PT) na disputa pela Prefeitura de Fortaleza.
Leia mais
Situação semelhante ocorreu com o ex-prefeito do Eusébio e agora secretário municipal de Educação, Acilon Gonçalves (sem partido). Neste caso, ele pediu desfiliação do PL antes de anunciar apoio à candidatura de Evandro.
Antes de Marta, Júnior Mano e Acilon, o deputado federal Yury do Paredão também foi expulso do PL em 2023 após se aproximar do governismo. Ele, no entanto, rumou para o MDB, sob a benção de Eunício Oliveira, presidente do partido no Ceará.
Evento de filiação
Na manhã desta sexta, o PSB promove, na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), um evento para marcar a filiação dos deputados estaduais. A cerimônia contará com a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), do presidente nacional do partido, Carlos Siqueira, além do senador Cid Gomes e do presidente estadual, Eudoro Santana.
Reforçando a aliança entre PT e PSB, o governador Elmano de Freitas (PT) também tem presença confirmada no evento. Além dos parlamentares, o evento deve ter a presença de nomes cotados a concorrer como deputado estadual para 2026.
Quem migra para o PSB
- Romeu Aldigueri
- Guilherme Landim
- Jeová Mota
- Lia Gomes
- Marcos Sobreira
- Osmar Baquit
- Salmito Filho
- Sérgio Aguiar
- Antônio Granja
- Guilherme Bismarck
- Tin Gomes
- Marta Gonçalves