Elmano se diz "muito insatisfeito" com a segurança pública do Ceará

Elmano se diz "muito insatisfeito" com a segurança pública do Ceará

Chefe do Executivo estadual fez balanço positivo da gestão, em visita à Assembleia Legislativa, mas pontuou desafios na questão do combate aos números da violência no Ceará

O governador do Estado do Ceará, Elmano de Freitas (PT), participou na manhã desta segunda-feira, 3, da abertura oficial dos trabalhos da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) para o biênio 2025-2026, e aproveitou a ocasião para reconhecer as dificuldades na área da segurança pública. A situação, segundo ele, o deixa "muito insatisfeito". 

Tradicionalmente, a sessão é marcada pela presença do governador do Estado, que efetua a leitura da mensagem que, além de prestar contas do ano que passou, apresenta as iniciativas e investimentos do Poder Executivo para o ano legislativo que se inicia.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Elmano destacou avanços alcançados por sua gestão, que completou metade do mandato, mas não deixou de demonstrar insatisfação com a questão da segurança pública.

"Temos um balanço muito positivo até aqui, com desafios ainda muito importantes. Um deles é o da segurança pública, que eu ainda estou muito insatisfeito com os resultados que nós alcançamos. Nós permitimos que não aumentasse a violência, mas a redução é muito pequena, então exige de nós muito mais trabalho, para poder entregar a paz e a segurança que o nosso povo reclama", afirmou.

No discurso aos parlamentares, Elmano novamente fez mea culpa na questão da segurança pública.

"Sabemos dos desafios que enfrentamos na área da segurança pública. Com o trabalho firme e dedicado de nossas tropas, conseguimos frear o crescimento do número de homicídios, que ainda é muito alto e preocupante, e trabalhamos intensamente para reduzir cada vez mais. Tivemos redução do número de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) em Fortaleza e no Ceará. Com o trabalho forte e ostensivo das nossas forças de segurança, reduzimos em mais de 16% o número de roubos no Estado. Assim como diminuímos de forma considerável os índices de roubos e furtos de aparelhos celulares, muito por conta do Programa Meu Celular, que lançamos em 2024", explicitou.

Facções

O governador listou ainda algumas ações que tem tomado para o combate às facções criminosas no Estado. "Convocamos quase 2 mil homens e mulheres para as nossas tropas. Fortalecemos a inteligência, criamos novos batalhões, construímos delegacias e entregamos mais de 50 mil novos equipamentos aos nossos policiais militares, civis, bombeiros e peritos. Com investimento e planejamento, senhoras e senhores, tenho muita confiança, muita mesmo, de que vamos vencer essa batalha contra as facções criminosas e dar mais segurança para a nossa população", acrescentou.

Por fim, nessa área, Elmano destacou ainda a realização de concurso para 600 vagas para o sistema penitenciário. "Os futuros agentes estão, atualmente, no curso de formação para reforçar nossa equipe de policiais penais. Inauguramos, em 2024, a primeira escola profissionalizante do Brasil voltada para pessoas privadas de liberdade. Também registramos a inscrição de mais de 5 mil internos no Enem e matriculamos 7.600 pessoas privadas de liberdade na educação básica. Acredito no caminho da ressocialização também para contribuir para a redução dos índices de violência", concluiu.

Avanços estruturais

Nas demais áreas, o petista afirmou que sua gestão tem dado continuidade ao trabalho do antecessor, o agora ministro da Educação Camilo Santana (PT), partindo para avanços na infraestrutura.

"Fizemos avanços importantes nas políticas públicas, demos continuidade ao exitoso governo do companheiro Camilo Santana. Estamos em uma fase implantando mudanças de infraestrutura. Se nós imaginarmos o que é a conclusão da Transnordestina, o Eixão das Águas, o que é o Ramal do Salgado, o que são as escolas de ensino médio de tempo integral, o que é o Hospital Universitário da Uece e mais três hospitais... Então, o processo de interiorização da Saúde, de melhoria da infraestrutura do Ceará na parte de ferrovia, de estradas e com nosso porto. Aumento de voos para passageiros para melhorar o turismo. Estamos em um processo de continuidade para a melhoria da qualidade de vida do povo cearense", concluiu.

Lula no Ceará

O governador confirmou, ainda, a vinda do presidente Lula (PT) ao Estado do Ceará para a entrega do novo Hospital Universitário do Ceará, localizado no campus da Universidade Estadual do Ceará (Uece), no Itaperi. A data da visita deve ocorrer entre os dias 20 e 28 de fevereiro.

"Ele prioriza vir para a inauguração de um dos maiores hospitais universitários públicos do país, que é o Hospital Universitário do Ceará. E nós estamos felizes porque vamos entregar um hospital com mais de 830 leitos. Será um hospital com todas as especialidades, que ainda vai formar médicos, seja da rede pública ou da rede privada, uma grande conquista para o povo cearense e o presidente Lula quer participar desse momento importante", concluiu.

Com informações do repórter Guilherme Gonsalves

Acompanhe as principais notícias do dia no O POVO News:

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar