O POVO News repercute a crise no IBGE, a caça aos imigrantes de Trump e o fenômeno DeepSeek

Edição também destaca o efeito do aplicativo do modelo de inteligência artificial (IA) criado pela startup chinesa DeepSeek

16:59 | Jan. 29, 2025

Por: Thays Maria Salles
Segunda edição do programa vai ao ar às 18 horas no YouTube, Facebook, Instagram e TikTok do O POVO e no O POVO+ (foto: O POVO)

Com a apresentação do jornalista Marcos Tardin, o programa O POVO News realiza a 515ª edição na noite desta quarta-feira, 29. A programação repercute a crise no IBGE. Mais de 650 servidores estão contra o atual presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Marcio Pochamnn. Desses, cerca de 290 têm cargos de chefia. A informação é da jornalista Camila Bomfim, da GloboNews.

Assista ao vivo, clicando aqui ou no player abaixo:

Ele vem sendo alvo de críticas de servidores pela proposta de criar uma fundação de direito privado, chamada "IBGE+", para captar recursos particulares para o instituto. Pochamnn também é apontado por desenvolver uma gestão autoritária, ignorando recomendações de técnicos.

Outro destaque do O POVO News 2ª edição é a deportação de imigrantes ordenada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Em mais de 20 ações, Trump liberou a detenção de imigrantes em igrejas, escolas e clínicas. 

A edição também destaca o efeito do aplicativo do modelo de inteligência artificial (IA) criado pela startup chinesa DeepSeek, que ultrapassou o ChatGPT em número de downloads na App Store dos Estados Unidos nessa segunda-feira, 27.

Para tratar desses e de outros assuntos, participam do programa o editor de Opinião, Guálter George, e o colunista Henrique Araújo, ambos do O POVO. Além deles, participa o professor de Relações Internacionais e Economia do Ibmec de São Paulo, Alexandre Pires.

Serviço

O POVO News

Quando: Segunda a sexta-feira, às 8 horas e às 18 horas

Onde: YouTube, Facebook, Instagram e TikTok do O POVO e no O POVO+

Quer receber por WhatsApp as últimas notícias da política no Ceará e no Brasil? Acesse este link e entre no canal do O POVO sobre política

Com Agência Estado e BBC News Brasil