"Ainda Estou Aqui": vereadora do PT propõe disponibilizar livro em escolas de Fortaleza

O livro, escrito por Marcelo Rubens Paiva, aborda a prisão e a morte de seu pai durante a ditadura, e a resiliência da família. Obra inspirou filme estrelado por Fernanda Torres que está concorrendo ao Oscar em três categorias

Foi apresentado na Câmara Municipal de Fortaleza um projeto de lei que propõe a inclusão do livro "Ainda Estou Aqui", de autoria de Marcelo Rubens Paiva, no acervo das instituições de ensino da capital. De autoria da vereadora Professora Adriana Almeida (PT), o PLO 31/2025 busca ampliar o acesso à obra que fala sobre o período da ditadura militar no país. A obra inspirou o filme estrelado por Fernanda Torres que está concorrendo ao Oscar em três categorias.

A livro conta a história da família do autor, que é filho do ex-deputado Rubens Paiva, preso e morto pelo regime ditatorial em 1971. Marcelo aborda no livro a trajetória da família e destaca a resiliência de sua mãe, Eunice Paiva, após o desaparecimento do marido. Eunice foi a responsável por continuar a criação dos cinco filhos que tinha o casal.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

O projeto de lei quer disponibilizar o livros nas bibliotecas públicas municipais, e estabelece também que a Prefeitura, por meio de seus órgãos competentes, promova ações de incentivo à leitura da obra.

Outras atividades previstas, caso o projeto seja aprovado, são: eventos literários, palestras, debates e ações culturais que estimulem o interesse pela literatura nacional e pelos temas abordados no livro.

A vereadora Adriana Almeida, autora da proposta, argumenta que o PL é uma forma de valorização da cultura e da educação no município. “Ao incluir ‘Ainda Estou Aqui’ no acervo público, estamos promovendo o acesso a uma obra que enriquece a compreensão sobre direitos humanos, democracia, justiça e cidadania. Além disso, incentivamos a leitura e valorizamos a literatura brasileira contemporânea, especialmente entre os jovens”, destaca.

Ainda segundo a vereador, a obra que inspirou o filme homônimo indicado ao Oscar em três categorias (melhor filme, melhor filme estrangeiro e melhor atriz para Fernanda Torres, que interpreta Eunice Paiva), “é um ferramenta poderosa para fomentar uma reflexão sobre temas históricos e sociais essenciais para a formação crítica e cidadã”.

O projeto ressalta que a promoção de eventos relacionados ao livro, como debates e atividades culturais, tem o objetivo de engajar a comunidade e fortalecer as políticas públicas de educação e cultura em Fortaleza. “Estamos oferecendo à população não apenas um livro, mas a oportunidade de refletir sobre a importância da memória e da resistência em nossa história, valores que permanecem fundamentais nos dias de hoje”, afirma Adriana.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Ainda estou aqui Vereadora Projeto de lei Fortaleza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar