Sindicato lamenta anulação da convocação de 508 guardas municipais e pretende judicializar questão

Prefeito Evandro Leitão anunciou que anulará a nomeação dos 508 guardas municipais, anunciada nos últimos dias da gestão de José Sarto

21:40 | Jan. 24, 2025

Por: Marcelo Bloc
Nomeação de novos guardas municipais acontecerá aos poucos, decidiu o prefeito (foto: FERNANDA BARROS)

O Sindicato dos Agentes Municipais de Segurança Pública do Ceará (Sindiguardas-CE) lamentou a decisão do prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT) de anular a nomeação de 508 guardas municipais, realizada pelo ex-prefeito José Sarto (PDT) no fim do ano passado.

"O Sindiguardas-CE expressou pesar ao receber a notícia sobre a situação dos nomeados, destacando que esses profissionais passaram por um concurso muito concorrido, cumpriram todas as etapas e estão aptos a contribuir com a segurança do município. Além disso, ressaltou que são pais e mães de família que precisaram deixar seus empregos para assumir o concurso, e por isso, é essencial que recebam o cargo para sustentar suas famílias", afirma a nota enviada ao O POVO.

Judicialização

No fim do comunicado, o Sindiguardas-CE anuncia que 'recorrerá às vias legais para garantir que os nomeados possam assumir seus cargos públicos o mais breve possível'.

Com a decisão de Leitão, em vez da nomeação dos 508, haverá uma série de convocações ao longo do tempo, com os últimos 188 candidatos sendo convocados em 1º/8/2026.

Confira a nota do Sindiguardas-CE:

"O Sindiguardas-CE expressou pesar ao receber a notícia sobre a situação dos nomeados, destacando que esses profissionais passaram por um concurso muito concorrido, cumpriram todas as etapas e estão aptos a contribuir com a segurança do município. Além disso, ressaltou que são pais e mães de família que precisaram deixar seus empregos para assumir o concurso, e por isso, é essencial que recebam o cargo para sustentar suas famílias. A entidade anunciou que recorrerá às vias legais para garantir que os nomeados possam assumir seus cargos públicos o mais breve possível."

Assista também