Primeira mulher a comandar Guarda Municipal de Fortaleza, Cristiane Fernandes priorizará integração

Além da cooperação com as forças policiais, a inspetora disse que pretende construir parcerias com outras secretarias da Prefeitura e órgãos do governo estadual

Empossada nesta quarta-feira, 22, como inspetora chefe da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), Cristiane Fernandes disse em entrevista que pretende integrar as ações de segurança com outras temáticas, como educação. 

A nova inspetora tomou posse em uma solenidade no auditório da GMF, que contou com a presença do prefeito Evandro Leitão (PT) e da vice-prefeita Gabriela Aguiar (PSD). A nova gestora recebe o cargo do inspetor Rômulo, que foi o chefe da força municipal nos últimos quatro anos e quatro meses.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

De acordo com a inspetora, a nova gestão da Guarda Municipal pretende trabalhar de forma coletiva e elencou as pastas que considera muito importantes para integração.

“A segurança pública é um trabalho coletivo, a segurança pública é mais uma das pastas que garante a segurança como um todo, então nós vamos trabalhar de forma integrada com outras pastas da prefeitura, educação, saúde e infraestrutura”.

“Segurança não é só somente o guarda fardado, mas envolve uma questão de mais iluminação, mais estrutura nas escolas, então nós vamos trabalhar integrado", concluiu Cristiane.

Relação com o governo Elmano

Ao ser questionada sobre como será a relação com a pasta estadual da Segurança Pública, com as forças policiais e com o próprio governo estadual, Cristiane disse que pretende atuar em conjunto para ocupar todos os bairros e comunidades da capital.

“Sempre houve um diálogo aberto com as forças de segurança, o que vamos fazer é ter que intensificar ainda mais”, destacou ela. Cristiane pontuou a necessidade do governo ter o controle sobre todo o território municipal, considerando que há áreas dominadas por organizações criminosas e de difícil acesso para as forças de segurança.

“Como temos interesse em ocupar os territórios, então a integração é fundamental para que isso ocorra de forma eficaz e garantir a segurança de Fortaleza”.

“A Guarda Municipal tem uma função muito específica dentro do sistema de segurança pública, a questão da prevenção, a questão da polícia comunitária, segurança escolar, mas sim, como é de segurança pública, vamos atuar dentro do que cabe nossas competências”, concluiu a nova inspetora chefe.

Reforço do efetivo

Durante a solenidade, o prefeito de Fortaleza anunciou que irá convocar o efetivo aprovado no concurso para a terceira turma de aprovados no concurso da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF). Além da convocação, o prefeito anunciou a entrega do novo prédio para a sede da guarda municipal, no dia 10 de julho, mesma data em que a força irá completar 65 anos.

De acordo com o cronograma apresentado pelo prefeito, sua gestão irá chamar 160 guardas municipais para assumirem em 1º de fevereiro de 2025. Em 1º de janeiro de 2026, serão convocados outros 160 guardas; já em agosto do mesmo ano, a gestão vai convocar outros 188 aprovados.

Segundo o secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Cidadã, Cel. Márcio Oliveira, “a partir que esse efetivo for chamado, a gente vai aumentar nossa capacidade operativa e também aumenta atuação da Guarda também”.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Guarda Municipal de Fortaleza Segurança Pública Evandro Leitao

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar