TCE: Onélia é substituída por Edilberto Pontes em novo sorteio para relatar contas de Elmano
Sorteada anteriormente, conselheira Onélia Santana declarou suspeição e um novo sorteio foi realizado, sem o nome da esposa do ministro Camilo
15:45 | Jan. 23, 2025
Após a conselheira Onélia Santana declarar suspeição, o Tribunal de Contas do Ceará realizou, nesta quinta-feira, 23, novo sorteio eletrônico para análise das Contas de Governo do Estado, exercício 2025. O conselheiro Edilberto Pontes será o responsável pela relatoria.
Seguindo os critérios de sorteio e alternância, Onélia acabou selecionada para analisar as contas do governador Elmano de Freitas (PT), administração da qual foi secretária da Proteção Social antes da entrada no TCE. Por isso, a conselheira, que é esposa do ex-governador Camilo Santana (PT), declarou suspeição, com base no artigo 116 do Regimento Interno do Tribunal, sendo assim marcado um novo sorteio.
Leia mais
Além da conselheira, não foram incluídos no sorteio o presidente do TCE Ceará, Rholden Queiroz, e o conselheiro Ernesto Saboia (relator das contas no exercício 2024).
Em observância ao Regimento Interno do TCE Ceará, a definição do conselheiro que relatará as Contas do Governo do Estado ocorre em sistema de rodízio, excluindo-se os que já tenham sido sorteados em exercícios anteriores, até que todos tenham sido contemplados com a função de relator. Além disso, em razão do princípio da alternância, o conselheiro por último sorteado como relator não será incluído no sorteio seguinte.