Ex-prefeito de Jaguaribara, Joacy Júnior é eleito por unanimidade presidente da Aprece
Ele foi eleito em chapa única, em aclamação por prefeitos
O ex-prefeito de Jaguaribara Joacy Júnior (PSB), conhecido como Juju, foi eleito, de forma unânime, como presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece). A eleição ocorreu nesta segunda-feira, 20, sendo ele o único candidato para o cargo. Uma nova composição da gestão foi eleita também. A diretoria tomará posse no dia 29 de janeiro, durante o Seminário Aprece Novos Gestores 2025.
A chapa “Por um Municipalismo Forte e Qualificado” vai comandar a associação nos próximos dois anos. Ao lado dele, foram eleitos como vice-presidente Amaro Pereira (PT), prefeito de Ipaporanga, secretário-geral Flávio Filho (PT), prefeito de Amontada; 1º secretário Cláudio Saraiva (PSB), prefeito de Capistrano; tesoureiro geral Sandro Rufino (PSD), prefeito de Umari; 1ª tesoureira Ynara Mota (Republicanos), prefeita de Guaramiranga; e presidente de Honra Roberto Pessoa (União Brasil), prefeito de Maracanaú.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Com apenas uma chapa inscrita, os prefeitos presentes precisaram apenas levantar a mão para confirmar a chapa como eleita. O auditório na sede da Aprece estava lotada com gestores do Estado.
Eleito, Juju projetou que um dos desafios para os prefeitos neste mandato deve ser a recepção das mudanças promovidas com a implementação da reforma tributária. "Muitos municípios ainda não estão preparados para essa receptividade e visando isso a gente já firmou uma parceria com a Sefaz para que a gente possa estar levando o mais breve possível conhecimento qualificado para que os municípios possam aprimorar suas gestões tributárias", explicou ao O POVO.
A gestão deve aprimorar pontos movidos na gestão de Júnior Castro (PT), que deixa a presidência da Aprece. Ex-prefeito de Chorozinho, Castro é secretário de Governo de Fortaleza na gestão de Evandro Leitão (PT). Ele apoiou a chapa de Juju. "Pretendemos aprimorar mais o trabalho do Júnior fez nos últimos tempos, manter a Aprece no seu patamar de destaque. A gente pretende voltar com uma Aprece itinerante, aproximando a Aprece dos municípios, principalmente do Cariri, município da Região Norte, Ibiapaba, do sertão do Crateús, do Sertão Central", disse.
Ele defendeu também uma Aprece com ações descentralizadas. "Para que a gente possa, através desses encontros regionais, trazer para mais próximo das gestões municipais o que a Aprece tem de melhor na assistência social, na saúde, na educação. Esses municípios, principalmente municípios pequenos, possam ter mais conhecimento e possam estar desenvolvendo mais, da melhor forma possível, o serviço de qualidade", ressaltou.
Antes da votação, Júnior explicou sobre a mudança que permitiu um ex-prefeito concorrer ao cargo de presidente da associação. Anteriormente, a vaga da presidência era exclusiva para prefeitos em exercício, mas o estatuto da Aprece foi atualizado, seguindo um preceito de outras associações estaduais.
"Era uma demanda que o presidente tivesse tempo para a Aprece com aquela obrigatação de estar lá exclusivamente para a associação, lutando pelos interesses da associação", ressaltou. Ele também fez elogios ao presidente eleito, que já era vice-presidente na Aprece. "Ele vindo nessa caminhada do dia a dia da Aprece já vai conseguir fazer com que ela continue entregando ainda mais conquistas para os nossos municípios. Por esse motivo, nós fizemos essa alteração. A chapa é composta por membros de todas as regiões, o estatuto ele exige isso", ponderou também.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente