Caucaia: Naumi sinaliza parceria com Evandro para dragar rios e volta a criticar gestão Valim
Após a limpeza do riacho São Miguel, secretário afirma que o próximo foco deve ser o Picuí; vice-prefeita enfatiza reclamações à gestão Valim
12:56 | Jan. 20, 2025
Naumi Amorim (PSD), prefeito de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), indicou que deve fechar uma parceria com o chefe do Executivo municipal de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), para realizar dragagens de rios que estão nos limites entre os municípios. A fala ocorreu nesta segunda-feira, 20, enquanto o prefeito acompanhava a limpeza do canal São Miguel, às margens da BR-222.
A reunião entre os gestores ocorre também nesta segunda-feira, 20, segundo Naumi, e o político conta que a colaboração já ocorreu entre as cidades no seu primeiro mandato. “A gente já fez na gestão passada, quando eu fui prefeito, essa parceria com o prefeito de Fortaleza, na época que era o Roberto Cláudio (PDT). Então, a gente vai pedir essa parceria para que a gente trabalhe junto aqui, junto às duas prefeituras do município de Caucaia e Fortaleza”.
“Pedir a dragagem dos rios que fazem divisa (limite) com Fortaleza. A gente vai pedir todas (em) uma reunião com o prefeito Evandro Leitão (PT)”, disse o prefeito. O chefe do Executivo municipal do segundo maior colégio eleitoral do Ceará destacou, ainda, que “essa parceria, esse bom diálogo, ele vai, sim, render um bom resultado para o povo de Caucaia”.
Durante a visita para acompanhar a limpeza do riacho São Miguel, o prefeito voltou a criticar a gestão anterior do município, de Vitor Valim (PSB): “Isso aqui era para ter sido feito ano passado, porque a chuva já começou, mas a gente assumiu agora”.
Também presente, a vice-prefeita, Priscila Menezes (MDB), reforçou as críticas à gestão passada: “Iniciando aqui a limpeza dos canais para evitar nessa quadra chuvosa os alagamentos. Essas ações eram para terem sido feitas no fim do ano passado, para que pudesse ser mais eficiente, mas, infelizmente, não foi feita, então nós agora já no começo do mandato temos que ter essa atitude”.
Leia mais
“A gente vai mandar limpar todos os canais que são propícios a alagamentos aqui, Parque das Nações, Picuí, para que a gente evite, ou pelo menos para que a gente (...) diminua a questão dos alagamentos aqui no nosso município”, completou Priscila Menezes.
Problemas de alagamento
Francisca Antônia Pereira, comerciante que fica às margens do riacho São Miguel, conta que, no período das chuvas, os alagamentos são frequentes. “Quando chove aqui, alaga todas as casas. O pouco que a gente tem, a gente perde. É muita chuva. A casa da minha mãe é lá atrás (e) a água sobre parapeito que ela tem no alpendre. É uma coisa horrível”.
O secretário José Alberto Rocha, titular da Secretaria Municipal de Patrimônio e Transporte (SPT), explicou que ficou estabelecido um calendário para limpeza de canais, praças e outros espaços sob a administração de Amorim. “O foco principal, depois do São Miguel, passa a ser o Picuí”, indicou o secretário.
“A gente tá agindo agora com planejamento e não com improviso”, comentou José Rocha. Ele também desaprovou a antiga gestão: “Infelizmente, nós passamos por um retrocesso na gestão passada”, disse o secretário, que enfatizou a importância de as ações de limpeza serem realizadas antes da quadra chuvosa.