Trump diz que, após posse, poderá dar 90 dias para Tiktok encontrar comprador

A plataforma deve ser suspensa neste domingo, 19, mas pode voltar, caso Donald Trump autoriza adiar a proibição em 90 dias

19:43 | Jan. 18, 2025

Por: Júlia Duarte
Donald Trump assume presidência dos Estados Unidos com discurso anti-imigração e expansionista (foto: Rebecca Noble /AFP)

A rede social TikTok tem previsão de ser banida dos Estados Unidos neste domingo, 19, após a Suprema Corte manter a "Lei de Aplicações Controladas de Adversários Estrangeiros". A medida entrará em vigor na data. A situação pode mudar com a posse do novo presidente do país, Donald Trump, que assume os Estados Unidos na segunda-feira, 20. 

Trump afirmou que “muito provavelmente” adiará a proibição do TikTok por 90 dias após assumir o cargo. Em entrevista à NBC News, o republicano ressaltou que ainda não tomou uma decisão final, mas que seria “apropriado” aprovar uma extensão para o aplicativo.

“Acho que seria, certamente, uma opção que analisamos. A extensão de 90 dias é algo que provavelmente será feito, porque é apropriado. Você sabe, é apropriado. Temos que analisar com cuidado. É uma situação muito grande”, declarou Trump na entrevista.

“Se eu decidir fazer isso, provavelmente anunciarei na segunda-feira”, acrescentou.

O prazo de 90 dias, contado a partir da posse, seria para que seja encontrado um proprietário não chinês para o aplicativo. A lei aprovada permite justamente este ponto. É autorizado que o presidente adie a proibição, mas pede que sejam apresentadas evidências de uma organização para venda do TikTok para uma empresa de propriedade dos EUA. 

Autoridades dos EUA alegam que o vínculo entre a ByteDance e o governo chinês representa uma ameaça, especialmente devido à coleta de dados de milhões de usuários.