Gabriel pode presidir comissão do Meio Ambiente; petistas devem ficar com Educação e Cultura

As eleições das comissões da Câmara Municipal de Fortaleza só acontecerão na volta das atividades legislativas, mas vereadores buscam viabilizar os seus nomes

As eleições e composições das comissões da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) só serão definidas após a volta dos trabalhos legislativos em fevereiro. Até lá, vereadores já se articulam e dialogam para ocuparem espaços estratégicos em suas áreas de atuação.

Neste contexto, Gabriel Aguiar (Psol), conhecido como Gabriel Biologia, é o principal cotado para presidir a comissão do Meio Ambiente. Ele já teve conversas com o presidente da Casa, Leo Couto (PSB). e com o prefeito Evandro Leitão (PT), encaminhando bem a demanda.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

O parlamentar tem a defesa do meio ambiente como sua principal bandeira e se destacou nas eleições de 2024 tendo mais de 30 mil votos, se tornando o segundo mais votado em 2024. Apesar da articulação, ele reforça não ser integrante do governo petista na Capital, só aceitando assumir a comissão mantendo-se independente como integrante de um poder separado do Executivo e com liberdade para possíveis críticas a políticas do prefeito.

Petistas devem presidir comissões de Educação e Cultura

Já a vereadora Professora Adriana Almeida (PT) caminha para presidir a comissão de Educação da CMFor. A petista é próxima do secretário de Educação de Evandro, Idilvan Alencar (PDT), e é a principal defensora da área na bancada petista.

Na comissão de Cultura, o PT também deverá ter posto de comando. O nome provável que irá ocupar o posto é o da vereadora Mari Lacerda (PT), parlamentar de primeiro mandato e ligada à deputada federal e ex-prefeita Luizianne Lins (PT).

Dr. Vicente (PT) deseja presidir a comissão de Saúde, porém essa possibilidade é considerada ainda mais remota. O PT já lidera a principal comissão da Casa, a de Constituição e Justiça (CCJ), com o vereador Aglaylson, que também é vice-líder de Evandro.

Além da CCJ, outra comissão já formada é a de Orçamento, que tem Paulo Martins (PDT) como presidente. Ambas foram instaladas no dia 8 de janeiro em sessão extraordinária para que a Câmara analisasse a proposta da extinção da Taxa do Lixo.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

camara municipal de fortaleza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar