O POVO News: Posse de Trump: Bolsonaro é barrado por Moraes e Michelle vai no lugar; reações
Bolsonaro se irrita com veto de Moraes e diz que "não está indo para uma festa"
07:58 | Jan. 17, 2025
Com a apresentação do jornalista Ítalo Coriolano, o programa O POVO News realiza mais uma edição nesta sexta-feira, 17. A programação aborda o parecer contra, do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ao pedido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para ir à cerimônia de posse do presidente eleito dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump.
O evento está marcado para o próximo 20 de janeiro. Com a decisão negativa do ministro à solicitação da defesa de Bolsonaro, o ex-presidente disse que sua esposa, Michelle Bolsonaro, deverá comparecer ao evento. A decisão de Moraes segue o parecer contra do procurador-geral da República, Paulo Gonet, à viagem do ex-presidente, após a solicitação ter sido encaminhada à Procuradoria Geral da República.
Em parecer enviado ao STF, o chefe do Ministério Público Federal entendeu que o ex-presidente da República não demonstrou necessidade imprescindível nem o interesse público da viagem. O parecer também observa que Bolsonaro não tem status de representação do País.
"Não há, na exposição do pedido, evidência de que a jornada ao exterior acudiria a algum interesse vital do requerente, capaz de sobrelevar o interesse público que se opõe à saída do requerente do país. A situação descrita não revela necessidade básica, urgente e indeclinável, apta para excepcionar o comando de permanência no Brasil, deliberado por motivos de ordem pública", diz a decisão.
Após divulgação do parecer, o ex-presidente mostrou irritação nessa quinta-feira, 16, por ter tido o pedido de devolução de seu passaporte negado pelo ministro Alexandre de Moraes. "Não estou indo para uma festa de batizado, da filha ou da neta de ninguém. É um evento de posse da maior democracia do mundo", disse.
O passaporte do ex-chefe do Executivo nacional está apreendido desde fevereiro de 2024, quando foi alvo da operação Tempus Veritatis, da Polícia Federal (PF), devido ao suposto planejamento de uma trama golpista após o resultado das eleições de 2022, marcada pela vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Assista ao vivo:
O programa O POVO News 1ª edição realiza nesta sexta-feira, 17, sua 134ª edição. A programação aborda as principais notícias do dia, comentadas e analisadas por especialistas.
Serviço:
- Quando: Segunda a sexta, às 8 horas e às 18 horas
- Onde: Youtube, Linkedin, Facebook e TikTok do O POVO