Obra da Heráclito Graça não deve resolver alagamentos em caso de grandes chuvas, diz secretário
André Daher, secretário da Infraestrutura recém-empossado, afirmou que a obra deve conseguir conter "pequenas e médias precipitações", mas reforçou que o problema deve persistir em grandes precipitações
12:48 | Jan. 16, 2025
O secretário da Infraestrutura de Fortaleza, André Daher, afirmou que a obra em curso na Avenida Heráclito Graça, no Centro, não deve acabar com os alagamentos em casos de chuvas mais intensas.
A obra foi iniciada na gestão do ex-prefeito José Sarto (PDT) e deveria ter sido finalizada no fim de 2024, mas teve a entrega adiada e ficou a cargo da gestão Evandro Leitão (PT), iniciada em janeiro. Daher explanou a situação em entrevista concedida à Rádio O POVO CBN, nesta semana.
O secretário recém-empossado afirmou que a obra deve conseguir conter "pequenas e médias precipitações", mas reforçou que em caso de chuvas mais intensas o problema deve persistir.
"A obra atenderá pequenas e medias precipitações, mas tem um gargalo que é o riacho Pajeú, por onde o reservatório acumula e o riacho escoa até o mar, próximo do Marina Park. Essa desobstrução do canal é indispensável para que funcione", explicou.
E complementou: "Na obra do reservatório é feita uma acumulação já na captação. Antes do reservatório, até as pequenas precipitações causavam um transtorno imenso na região. Agora, nas pequenas e médias (chuvas), resolverá o problema. Mas nas chuvas mais intensas, aquelas com muita água em pouco tempo, enfrentaremos o problema de rapidamente encher os reservatórios e a água transbordar para as laterais".
O secretário destacou que embora o problema persista, a intensidade pode ser menor. "Infelizmente, é uma obra que traz seus transtornos à população e ao comércio, mas nas grandes precipitações enfrentaremos os mesmos problemas, não tão intensos porque fica uma acumulação no subsolo, mas continuaremos tendo esses transtornos nas grandes chuvas", confirmou.
Leia mais
Transição
Em novembro do ano passado, após a eleição de 2024, Samuel Dias, então secretário da Infraestrutura na gestão Sarto, apontou que algumas obras seriam entregues ainda este ano e outras que iriam ficar para a gestão de Evandro finalizar e entregar. À época, Dias afirmou que a avenida Heráclito Graça seria entregue por Sarto, o que não ocorreu.
No caso da avenida, ele explicou que a entrega precisava ser concluída antes do início da quadra chuvosa. “Não é porque tem que terminar na gestão do Sarto, é porque a gente não pode entrar outro período chuvoso sem ela estar concluída, mas, obviamente, quem passar pela Heráclito Graça vai ver que ela vai ser de piso intertravado, do tijolinho, e o tijolinho quem fez foi Sarto”.