Nepotismo: MPCE aponta contradição nas informações dadas por cunhada de deputado
O órgão detectou contradição nas informações prestadas por Renatha Falcão, cunhada do deputado, que informou trabalhar em um cargo em Grupo de Trabalho, mas consta ser funcionária do gabinete do parlamentar
10:28 | Jan. 16, 2025
Após a abertura de um inquérito civil para investigar suposta prática de nepotismo pelo deputado estadual Apóstolo Luiz Henrique (Republicanos), o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) emitiu recomendação à mesa diretora da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) após detectar o que considerou contradições em depoimentos.
A investigação tem como alvo a nomeação de Renatha Falcão de Souza, cunhada de Henrique, como funcionária do gabinete do deputado. Renatha é irmã da esposa do deputado, a bispa Vanessa Lima (Republicanos), atualmente secretária da Regional 9 da Prefeitura de Fortaleza na gestão do prefeito Evandro Leitão (PT).
O inquérito foi aberto na sexta-feira passada, 10, e é assinado pela promotora de Justiça Maria Irismar Farias Santiago, da 1ª Promotoria de Justiça Cível da Comarca de Fortaleza, integrante do Núcleo de Defesa do Patrimônio Público.
A recomendação destaca que a lotação da servidora não seja no gabinete e que não haja nenhuma ingerência por parte do parlamentar na nomeação dela e nem exerça algum tipo de chefia e hierarquia em relação ao cargo e atribuições desempenhadas pela cunhada.
MPCE detectou contradição nas informações prestadas
O Ministério Público informa que a recomendação se deu após detectar uma contradição nas informações prestadas à Promotoria de Justiça por parte de Renatha. De acordo com o MPCE, a cunhada do deputado apresentou um documento informando que ocupa um cargo comissionado como coordenadora e supervisora em Grupo de Trabalho, desde a nomeação. Porém, no termo de serviço voluntário, ela afirma ser funcionária no gabinete de Apóstolo Luiz Henrique.
Procurada pelo O POVO, a assessoria do deputado afirmou que Renatha não está lotada no gabinete e que o parlamentar observará as recomendações e demais orientações do MPCE. Destacou ainda que Luiz Henrique se manifestará nos autos do procedimento e dentro do prazo.
"A senhora Renata não é lotada no gabinete do Deputado e o Deputado, como cumpridor da lei, observará as recomendações e demais orientações, manifestando-se nos autos do procedimento, no prazo avançado", diz a assessoria em nota.