Em meio a anúncio de corte de gastos, Evandro mantém Carnaval e Pré-Carnaval 2025

O prefeito de Fortaleza anunciou a suspensão ao apoio e patrocínio ou subvenções de recursos públicos para a realização de eventos, mas apontou que as festas carnavalescas estão preservadas

O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), anunciou nesta quarta-feira, 15, uma série de medidas de corte de gastos visando aliviar as contas públicas. Mesmo com a suspensão da concessão de apoio, patrocínio ou subvenções de recursos públicos para a realização de eventos, o Carnaval e o Pré-Carnaval da capital estão mantidos.

Evandro assegurou que a suspensão não engloba os serviços essenciais da Prefeitura de Fortaleza, e que as festas carnavalescas entram na excepcionalidade financeira.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

"Carnaval, posso aqui garantir a todos, entra na excepcionalidade. Nós temos uma tradição de pré-Carnaval, de um Carnaval com os nosso maracatus, então isso aí entra na excepcionalidade e que nós iremos avaliar caso a caso para que a gente não posso incorrer qualquer tipo de injustiça ou cometer qualquer tipo de situação que venha de encontro com aquilo que a gente deseja e aquilo que a gente quer e aquilo que a gente pregou durante a nossa caminhada na campanha eleitoral", afirmou o prefeito.

De acordo com previsões da secretária de Cultura, Helena Barbosa, o Ciclo Carnavalesco deverá começar no último fim de semana em janeiro. Em declaração dada no início do ano, ela contou estar estudando os editais abertos pela gestão do ex-prefeito José Sarto (PDT) em dezembro de 2024, que contemplam atividades do período carnavalesco.

Evandro anuncia corte de gastos

Evandro anunciou medidas de contenção orçamentária para a nova gestão, visando o equilíbrio das contas da Prefeitura de Fortaleza, que deverão ser implantadas até 30 de junho de 2025. Segundo ele, as medidas devem gerar uma economia total na faixa de R$ 500 milhões.

Dentre as medidas, está a diminuição de 20% no próprio salário, e de secretários, além da redução de quase 30% nos gastos com servidores terceirizados e comissionados.

Confira a listagem das medidas que serão tomadas pela Prefeitura de Fortaleza:

- Redução de 20% do subsídio do prefeito, da vice-prefeita, do secretariado e dos presidentes (fundação, autarquias, empresas públicas e agências);
- Suspensão de todos os contratos e serviços não essenciais ou urgentes;
- Suspensão de licitações de aquisição de produtos e serviços não essenciais;
- Suspensão da admissão de novos servidores terceirizados;
- Redução de 30% dos gastos com servidores comissionados;
- Redução de 25% dos gastos com pessoal contratado por cooperativas;
- Redução de 50% dos valores das gratificações de Trabalho Relevante, Técnico ou Científico (TTR);
- Redução de 25% do valor dos contratos de Organizações Sociais que prestam serviços à administração;
- Suspensão das diárias e horas extras para servidores, terceirizados e colaboradores (Exceto SMS, IJF e Guarda Municipal);
- Redução de 30% dos gastos com servidores terceirizados;
- Reavaliação imediata de todos os contratos de locação de imóveis;
- Suspensão de concessão de apoio, patrocínio ou subvenções de recursos públicos, para realização de eventos.

O prefeito voltou a garantir que não haverá reajuste de passagem até o fim do ano e afirmou que em novembro abrirá novas negociações.

Com informações de Vitor Magalhães

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

evandro leitao pt prefeitura de fortaleza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar