O POVO News: Ataque ao MST: o que se sabe, reações e suspeitos; Lula deve ir a assentamento
Ministro diz que ataque a assentamento do MST, em São Paulo, ocorreu porque os atiradores desejavam subtrair um lote dos assentados; duas pessoas morreram e outras seis ficaram feridasO programa O POVO News realiza mais uma edição nesta segunda-feira, 13. Com a apresentação do jornalista Ítalo Coriolano, a programação aborda o ataque a um assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na noite de sexta-feira, 10, que deixou dois mortos e seis pessoas feridas em Tremembé, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo.
As vítimas foram socorridas por familiares e levadas para o Hospital Regional de Taubaté e para o Pronto Socorro de Tremembé, conforme informações que foram registradas pela polícia.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
No ataque, homens invadiram o local com carros e motos e atiraram contra integrantes do MST. Um suspeito foi preso e outro está foragido, segundo a polícia. O homem foi identificado por testemunhas que estavam no assentamento Olga Benário como um dos responsáveis pelo ato de violência.
O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, disse nesse domingo, 12, em Tremembé (SP), que o grupo que atacou a tiros o assentamento pretendia subtrair um lote de terra do assentamento rural, legalizado para a reforma agrária.
“Eles (os membros do MST) estavam dentro do assentamento, não estavam perturbando ninguém. E (os atiradores) quiseram subtrair um lote, eles (os assentados) foram defender o lote. Isso aconteceu às cinco da tarde. Às oito da noite, chegou esse grupo de vândalos e atirou, levando à morte já dois desses assentados”, disse Teixeira em entrevista coletiva em Tremembé.
A programação traz, ainda, a possível visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao assentamento. Após o ataque, o petista ligou para o coordenador nacional do MST, Gilmar Mauro, para prestar solidariedade às vitimas. Por telefone, Lula teria informado que visitaria o local, mas ainda sem data definida, segundo a CNN.
Assista ao vivo:
O programa O POVO News 1ª edição realiza nesta segunda-feira, 13, sua 130ª edição. A programação aborda as principais notícias do dia, comentadas e analisadas por especialistas.
Serviço:
- Quando: Segunda a sexta, às 8 horas e às 18 horas
- Onde: Youtube, Linkedin, Facebook e TikTok do O POVO