Taxa do Lixo: Evandro sanciona lei para fim da cobrança
Fim do tributo foi aprovado na véspera na Câmara Municipal, com refinanciamento para quem deixou de pagar nos anos anterioresO prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), sancionou nesta sexta-feira, 10, um projeto de lei aprovado no dia anterior pela Câmara Municipal (CMFor) para acabar com a Taxa do Lixo em Fortaleza.
A medida foi promessa da campanha de Evandro. O envio da mensagem ao Poder Legislativo foi o primeiro ato administrativo do prefeito depois que tomou posse, em 1° de janeiro.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O texto foi aprovado na Câmara com emendas que preveem refinanciamento para quem não pagou em anos anteriores e também que mantém o desconto a quem pagar o IPTU em cota-única, mesmo se estiver em débito com a Taxa do Lixo.
"Hoje é um dia histórico, acabamos de sancionar a revogação da Taxa do Lixo (...) Estamos honrando um compromisso que firmamos em campanha e que alguns duvidaram que cumpriríamos", disse o prefeito em coletiva de imprensa no Paço Municipal, nesta sexta-feira.
Evandro agradeceu ao Legislativo pela celeridade na aprovação da mensagem.
"Quero agradecer a todos e todas que recepcionaram, acolheram e votaram favoravelmente. Aqui está a representação dos 2,5 milhões de fortalezenses, representados pelos 43 vereadores. Quero agradecer todos no nome do presidente da Câmara, Leo Couto (PSB) e do meu líder, vereador Bruno Mesquita (PSD), por terem dialogado e mantido a interlocução com os demais. É um satisfação e alegria", reforçou o prefeito após assinar a revogação.
Evandro disse ainda que vereadores que votaram a favor da criação da Taxa, em 2022, e que mudaram de posição neste ano, foram "induzidos ao erro", pela argumentação da gestão anterior que afirmava que a criação do tributo era obrigatório. "Foram induzidos (ao erro) quando, naquele período, o prefeito disse que estava sedo forçado a criar uma taxa. Quero eximir esses que porventura votaram lá atrás", concluiu.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente