Evandro anunciará plano de reestruturação da Prefeitura contra "déficit enorme"
prefeito alegou que há um "déficit enorme" na administração pública, deixado pela gestão anterior, e que medidas precisam ser tomadas já no início de seu governoO prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), anunciou que divulgará, na próxima quarta-feira, 15, um plano de reestruturação da Prefeitura de Fortaleza. O prefeito alegou que há um "déficit enorme" na administração pública, deixado pela gestão anterior, e que medidas precisam ser tomadas já no início da sua gestão.
"Nossa gestão será feita de forma muito transparente. Aliás, quero anunciar que próxima semana vamos apresentar para a população um plano de reestruturação da Prefeitura de Fortaleza, da nossa gestão. Vamos anunciar algumas ações que teremos e estamos precisando. Fortaleza tem um déficit enorme, a gestão anterior deixou para nós", informou o petista.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Leitão reforçou criticas a medidas tomadas pela gestão do ex-prefeito José Sarto (PDT). "Algumas das decisões feitas sem planejamento. Descontinuou diversas políticas. E, para que possamos ter uma gestão voltada para os 2,5 milhões de fortalezenses, temos que tomar algumas medidas agora", disse, acrescentando: "Iremos apresentar essas medidas na próxima semana, na próxima quarta-feira".
O prefeito tem feito denúncias de dívidas deixadas pela administração anterior, que envolvem operações de crédito e pagamentos a fornecedores e que o montante pode chegar próximo de R$ 2 bilhões, somente em 2025.
Fim da Taxa do Lixo
O prefeito sancionou nesta sexta-feira, 10, projeto de lei aprovado no dia anterior pela Câmara Municipal (CMFor) que acabou com a Taxa do Lixo em Fortaleza.
A medida foi promessa da campanha de Evandro. O envio da mensagem ao Poder Legislativo foi o primeiro ato administrativo do prefeito depois que tomou posse, em 1° de janeiro.
"Hoje é um dia histórico, acabamos de sancionar a revogação da Taxa do Lixo (...) Estamos honrando um compromisso que firmamos em campanha e que alguns duvidaram que cumpriríamos", disse o prefeito em coletiva de imprensa no Paço Municipal, nesta sexta-feira.
Evandro agradeceu ao Legislativo pela celeridade na aprovação da mensagem."Quero agradecer a todos e todas que recepcionaram, acolheram e votaram favoravelmente. Aqui está a representação dos 2,5 milhões de fortalezenses, representados pelos 43 vereadores. Quero agradecer todos no nome do presidente da Câmara, Leo Couto (PSB) e do meu líder, vereador Bruno Mesquita (PSD), por terem dialogado e mantido a interlocução com os demais. É um satisfação e alegria", reforçou.
"Induzidos ao erro"
Leitão (PT) aproveitou para afirmar que vereadores que votaram a favor da criação da Taxa, em 2022, foram "induzidos ao erro" pelo então prefeito José Sarto (PDT).
Oito vereadores que votaram pela criação da Taxa mudaram de posição e votaram pela revogação da cobrança em 2025.
"Aqueles e aquelas que, por ventura, lá atrás tenham votado favoravelmente foram induzidos ao erro, quando, naquele período, o gestor de plantão, o prefeito disse que estava sendo forçado a criar uma taxa. Quero eximir esses que porventura votaram lá atrás", disse o gestor petista em coletiva.