Câmara inicia sessão para votar do fim da Taxa do Lixo em Fortaleza; entenda as etapas
Presidente da CMFor acredita na aprovação do fim da taxa, mas tramitação pode não terminar nesta semanaO presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), vereador Leo Couto (PSB), afirmou que acredita que a Taxa do Lixo será extinta pela Casa. Nesta quinta-feira, 9, a CMFor está reunida, atendendo à convocação de sessão extraordinária para apreciar mensagem enviada pelo prefeito Evandro Leitão (PT), pedindo a extinção da cobrança do tributo.
"Nós vamos, na verdade, seguir o rito da Casa. A mensagem vai ser lida no Plenário, vamos também ler as duas comissões para fazer a apreciação da matéria, que é a CCJ (Constituição e Justiça) e Orçamento, e ela vai para receber as emendas, caso os vereadores desejarem. Caso haja um pedido de vista, temos que ter uma sessão extraordinária, que deve ficar para a semana que vem. Caso não tenha um pedido de vista, acredito que hoje ou amanhã a gente deve estar finalizando com essa taxa que a população tanto espera", explicou Couto antes do início da sessão.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Leia mais
-
Taxa do Lixo: Bella Carmelo apresenta emendas para devolução de valores pagos e perdão de dívidas
-
Refis da Taxa do Lixo: veja as condições apresentadas pelos vereadores
-
Projeto de fim da Taxa do Lixo prevê que quem pagou não receberá dinheiro de volta
-
Evandro prevê compensar fim da Taxa do Lixo com PPPs, crédito de carbono e reciclagem
Segundo o presidente, se for pedido vistas hoje nas comissões, uma nova sessão deve ocorrer na próxima terça-feira, 14.
Refis
Leo Couto foi questionado sobre o possível Refis que pode ser aprovado, permitindo aos cidadãos negociarem dívidas com a Taxa do Lixo.
"É uma emenda de todos os vereadores. Nós colocamos essa emenda colaborativa, conversada com o Poder Executivo, para que a população de Fortaleza tenha mais um conforto para o pagamento dessa taxa que foi colocada pela gestão anterior", explicou.
Quanto a possíveis emendas que tratam do perdão da dívida e até devolução de recursos já pagos, o vereador falou que o Jurídico irá averiguar a pertinência.
"Não é prerrogativa do vereador essa devolutiva, tinha que ser uma mensagem prefeiturável. Vão ser analisadas todas as emendas pelo Jurídico da Casa, o que for pertinente, será colocado e o que tiver alguma atecnia, não", concluiu.
Com informações do repórter Guilherme Gonsalves