Bloco de oposição a Evandro reúne vereadores aliados de Bolsonaro e Sarto
Bloco será liderado pela vereadora Priscila Costa (PL), personagem ligada ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)Vereadores de Fortaleza que fazem oposição à gestão Evandro Leitão (PT) lançarão um bloco de oposição na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor). Ao todo, o bloco será composto por 9 parlamentares de quatro partidos, com nomes do PL, do União Brasil, do PSDB e do PDT. A casa tem 43 vereadores.
O bloco será liderado pela vereadora Priscila Costa (PL), parlamentar ligada ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e ao deputado federal e ex-candidato a prefeito da Capital, André Fernandes (PL). Marcelo Mendes (PL) e Jorge Pinheiro (PSDB) serão os vice-líderes do bloco. Veja abaixo os integrantes.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Bloco da oposição
- Priscila Costa (PL)
- Bella Carmelo (PL)
- Julierme Sena (PL)
- Inspetor Alberto (PL)
- Marcelo Mendes (PL)
- Jânio Henrique (PDT)
- PP Cell (PDT)
- Soldado Noélio (União Brasil)
- Jorge Pinheiro (PSDB)
Nas eleições de 2024, o PL (André Fernandes) disputou o segundo turno contra o PT (Evandro Leitão). Após o pleito, o partido firmou-se como principal contraponto à gestão petista, elegendo cinco nomes para a Câmara.
Já o PDT, que teve a candidatura do então prefeito José Sarto (PDT), se dividiu. A sigla do agora ex-prefeito elegeu oito parlamentares, mas seis deles aderiram à base de Evandro. Os dois nomes que aderiram à oposição o fazem por razões próprias.
Jânio Henrique é estreante na Câmara e irmão do deputado estadual Antônio Henrique (PDT), que compõe grupo do ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT), outro nome que faz oposição ao PT tanto em nível municipal quanto estadual, e de Sarto. Já PP Cell esteve na base de Sarto no ano passado.
Já o vereador Soldado Noélio é do grupo de Capitão Wagner (União Brasil), outro ator da oposição ao PT no Estado. O vereador Jorge Pinheiro é filiado ao PSDB, partido que esteve com Sarto no pleito de 2024, e que agora vai para a oposição em Fortaleza.