Secretariado de Evandro e reforma de Elmano provocam 13 novas mudanças nos legislativos
Sete vereadores, três deputados estaduais e dois deputados federais viraram secretários. Um secretário deixou o governo e reassumiu como deputado. Já havia três deputados estaduais secretários de Elmano. As próprias eleições de Evandro e Gabriella alteraram composição da AssembleiaOficializado o secretariado do primeiro escalão do prefeito Evandro Leitão (PT), somado à reforma na gestão do governador Elmano de Freitas (PT), 13 parlamentares, entre vereadores, deputados estaduais e deputados federais serão secretários.
É talvez a maior mudança simultânea já provocada por governos em bancadas legislativas. Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), Assembleia Legislativa do do Ceará (Alece) e a bancada cearense na Câmara dos Deputados, em Brasília, passarão por dança das cadeiras.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Antes já havia três deputados estaduais licenciados para ocupar cargos no Governo do Estado, e um quarto que retornou. Nos últimos meses de 2024, houve também um deputado federal que reassumiu o mandato parlamentar.
Além disso, as renúncias de Evandro e da vice-prefeita Gabriella Aguiar (PSD) provocaram mais duas mudanças na Assembleia.
Somados os indicados para cargos governamentais em dezembro, os deputados que já eram secretários e as renúncias de prefeito e vice-prefeita aos mandados de deputados estaduais, a conta chega a 18 alterações nas casas legislativas.
Câmara Municipal de Fortaleza
Evandro indiciou seis vereadores para cargos na Prefeitura. Uma sétima saída é para compor o secretariado de Elmano no Governo do Estado.
Do PT, Júlio Brizzi comandará a Secretaria da Juventude (Sejuv), com isso, Dr. Vicente assumirá a vaga na CMFor como primeiro suplente.
No PSD, partido da vice-prefeita Gabriella Aguiar, metade da bancada foi desfalcada para compor a equipe de Evandro. Eudes Bringel é o chefe do gabinete do prefeito e Apollo Vicz foi escolhido secretário da Proteção Animal. Assumem Tony Brito e Estrela Barros como primeiro e segundo suplentes, respectivamente.
Ainda no PSD, Erich Douglas foi indicado por Elmano para ser secretário da Proteção Animal no Governo do Estado. A terceira suplência é de Danilo Lopes.
Já pelo PSB, Evandro Leitão nomeou a vereadora Bá para a Regional 8. Com a licença do mandato parlamentar, o primeiro suplente Luiz Sergio irá atuar na Câmara.
Márcio Martins, do União Brasil, comandará a Regional 10. Deixa assim a vaga no parlamento da Capital para René Pessoa, neto do prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (União).
O gestor da Capital oficializou o vereador Wellington Sabóia (Podemos) para chefiar o Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon), cargo que já comandou na gestão do prefeito José Sarto (PDT). Dayane Costa (Podemos), sentará na cadeira como vereadora primeira suplente da bancada.
Leia mais
Assembleia Legislativa do Ceará
Fernando Santana (PT) será secretário de Recursos Hídricos na gestão Elmano a partir de fevereiro. Até lá, ele é presidente interino da Assembleia Legislativa do Ceará. No mês que vem, tomará posse Romeu Aldigueri (PDT). A secretaria estava sob o comando do deputado federal Robério Monteiro (PDT), que reassumiu o mandato em Brasília antes das eleições.
No lugar de Santana, permanecerá em exercício o suplente Guilherme Sampaio (PT), escolhido líder do governo Elmano. Guilherme vem em exercício desde que a legislatura começou, em função de rodízio de licença de colegas de bancada. O mais recente afastamento em favor dele foi de Larissa Gaspar (PT). O PT já tem Moisés Braz secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado. Na vaga dele, exerce mandato Nizo Costa (PT).
Lia Gomes (PDT) foi anunciada como secretária das Mulheres do Estado. Também na bancada do PDT, Osmar Baquit (PDT), será secretário da Regional 4 da Prefeitura de Fortaleza. O PDT ainda tem Oriel Filho (PDT) secretário da Pesca e Agricultura. Outra vaga foi aberta com a renúncia de Evandro, hoje no PT, mas eleito em 2022 pelo PDT. Com as quatro saídas, Bruno Pedrosa é efetivado no lugar do prefeito e assumem como suplentes Antônio Granja, Guilherme Bismarck e Tin Gomes. Além disso, Salmito Filho (PDT) retorna ao mandato como deputado estadual após deixar a Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) do Estado, para a qual foi Domingos Filho, ex-vice-governador e atualmente presidente do PSD Ceará.
Outro deputado que já vem licenciado é Zezinho Albuquerque (PP), secretário das Cidades do governo Elmano. No lugar dele, o suplente Almir Bié (PP) segue em exercício.
Leia mais
Câmara Federal
Evandro nomeou o deputado federal Idilvan Alencar (PDT) para ser secretário da Educação de Fortaleza. Elmano indicou o Eduardo Bismarck (PDT) para comandar o Turismo no Ceará.
Com as duas licenças da Câmara dos Deputados, assumem Leônidas Cristino (PDT) e Enfermeira Ana Paula, hoje sem partido, mas que concorreu a deputada federal em 2022 pelo PDT.
Mudanças que governos fazem no Legislativo
Câmara Municipal de Fortaleza
- Apollo Vicz (PSD) - secretário da Proteção Animal da Prefeitura de Fortaleza
- Assume Estrela Barros (PSD)
- Bá (PSB) - secretária da Regional 8 da Prefeitura de Fortaleza
- Assume Luiz Sérgio (PSB)
- Erich Douglas (PSD) secretário da Proteção Animal do Governo do Estado
- O suplente a seguir na fila é Danilo Lopes
- Eudes Bringel (PSD) - chefe de gabinete do prefeito de Fortaleza
- Assume Tony Brito (PSD)
- Júlio Brizzi (PT) - secretário da Juventude da Prefeitura de Fortaleza
- Assume Dr. Vicente (PT)
- Márcio Martins (União Brasil) - secretário da Regional 10
- Assume René Pessoa (União Brasil)
- Wellington Sabóia (Podemos) - presidente do Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon)
- A primeira suplente é Dayane Costa (Podemos)
Assembleia Legislativa do Ceará
- Fernando Santana (PT) - assumirá em fevereiro como secretário dos Recursos Hídricos do Estado
- Seguirá em exercício Guilherme Sampaio (PT), que hoje exerce mandato com a licença de Larissa Gaspar (PT)
- Lia Gomes (PDT) - Secretária das Mulheres do Estado
- Guilherme Bismarck (PDT) segue em exercício. Ele estava na Assembleia com a licença de Salmito Filho, que retorna
- Moisés Braz (PT) - já estava no cargo de secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado
- Abriu espaço para Nizo Costa (PT)
- Oriel Filho (PDT) - já estava no cargo de secretário da Pesca e Agricultura
- Antonio Granja (PDT) segue em exercício
- Osmar Baquit (PDT) - secretário da Regional 4 da Prefeitura de Fortaleza
- Tin Gomes (PDT) é o próximo suplente na fila
- Salmito Filho (PDT) deixa a Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Estado e volta à Assembleia. Guilherme Bismarck, que estava como suplente, não sai, em função das novas licenças, que abrem vaga para ele e ainda para Tin
- Zezinho Albuquerque (PP) - já estava no cargo de secretário das Cidades
- Almir Bié (PP) segue em exercício
Câmara dos Deputados
- Eduardo Bismarck (PDT) - secretário do Turismo do Estado
- Assume Enfermeira Ana Paula (sem partido)
- Idilvan Alencar (PDT) - secretário da Educação de Fortaleza
- Assume Leônidas Cristino (PDT)
Renúncias
- Evandro Leitão (PT) - renunciou ao mandato de deputado estadual para assumir como prefeito de Fortaleza
- Abriu vaga para efetivação de Bruno Pedroza (PDT)
- Gabriella Aguiar (PSD) - renunciou ao mandato de deputada estadual para assumir como vice-prefeita de Fortaleza
- Abriu vaga para efetivação de Simão Pedro (PSD), que foi eleito prefeito de Orós, mas renunciou e deixou no comando do Município a mãe, Tereza Cristina Pequeno (PSB), que havia sido eleita vice-prefeita na chapa