Saiba quando Donald Trump tomará posse; vitória será certificada nesta segunda
Cerimônia de certificação de vitória do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, terá reforço na segurançaPresidente eleito dos Estados Unidos nas eleições presidenciais de 2024, Donald Trump (Republicanos) será empossado no próximo 20 de janeiro de 2025, para o seu segundo mandato. Antes de ocupar oficialmente o cargo, sua vitória precisa ser certificada pelo Congresso americano, por meio de uma sessão conjunta que será realizada nesta segunda-feira, 6.
Em uma vitória contra a democrata Kamala Harris, Trump ocupará a cadeira presidencial até 20 de janeiro de 2029, quando será sucedido pelo próximo presidente. O presidente e seu vice devem realizar juramento em que afirmam defender a Constituição e também executar fielmente o cargo.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O dia da posse, em inglês “Inauguration Day” (Dia da Inauguração, em tradução livre), ocorrerá por volta do meio-dia. A cerimônia será no edifício do Capitólio dos EUA, em Washington. Na cerimônia de posse, Trump deverá recitar o seguinte juramento, conforme a Constituição do país:
“Juro solenemente (ou afirmo) que executarei fielmente o cargo de Presidente dos Estados Unidos e, com o melhor de minha capacidade, preservarei, protegerei e defenderei a Constituição dos Estados Unidos”.
A ordem da posse é a seguinte: primeiro o vice-presidente eleito, no caso J.D. Vance, será empossado e, logo em seguida, o presidente.
Certificação no Congresso
A Câmara e o Senado se unem nesta segunda-feira, 6, para certificar a vitória de Trump nas eleições presidenciais ocorridas em novembro de 2024. Na sessão conjunta, deputados e senadores se reúnem para apurar os votos dos 538 delegados, que representam os estados americanos.
A cerimônia será conduzida pela presidente do Senado, que também é vice-presidenta dos EUA, Kamala Harris. Marcada para às 15h, no horário de Brasília, a formalidade será realizada no Capitólio. Essa é a última etapa antes da posse de Trump.
Leia mais
Segundo a CNN, nenhum vice-presidente desde Al Gore em 2001 teve de presidir a sua própria derrota. A cerimônia ocorre com segurança reforçada. Pela primeira vez, o secretário de Segurança Interna dos EUA determinou que a certificação é um Evento Nacional de Segurança Especial.
Capitólio foi invadido na última certificação
Na última contagem de votos dos delegados, em 6 de janeiro de 2021, o Capitólio foi invadido por um grupo de apoiadores extremistas de Donald Trump. O momento ocorreu durante os debates no Congresso sobre a certificação da vitória de Joe Biden, que derrotou o republicano na corrida presidencial de 2020.
Os manifestantes derrubaram barricadas de metal na parte inferior dos degraus do Capitólio antes de conseguirem acesso ao prédio, obrigando a polícia a fechar as entradas da edificação. À época, a então prefeita de Washington, Muriel Bowser, ordenou toque de recolher em toda a cidade.