Saiba quando Donald Trump tomará posse; vitória será certificada nesta segunda
Cerimônia de certificação de vitória do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, terá reforço na segurança
13:10 | Jan. 06, 2025
Presidente eleito dos Estados Unidos nas eleições presidenciais de 2024, Donald Trump (Republicanos) será empossado no próximo 20 de janeiro de 2025, para o seu segundo mandato. Antes de ocupar oficialmente o cargo, sua vitória precisa ser certificada pelo Congresso americano, por meio de uma sessão conjunta que será realizada nesta segunda-feira, 6.
Em uma vitória contra a democrata Kamala Harris, Trump ocupará a cadeira presidencial até 20 de janeiro de 2029, quando será sucedido pelo próximo presidente. O presidente e seu vice devem realizar juramento em que afirmam defender a Constituição e também executar fielmente o cargo.
O dia da posse, em inglês “Inauguration Day” (Dia da Inauguração, em tradução livre), ocorrerá por volta do meio-dia. A cerimônia será no edifício do Capitólio dos EUA, em Washington. Na cerimônia de posse, Trump deverá recitar o seguinte juramento, conforme a Constituição do país:
“Juro solenemente (ou afirmo) que executarei fielmente o cargo de Presidente dos Estados Unidos e, com o melhor de minha capacidade, preservarei, protegerei e defenderei a Constituição dos Estados Unidos”.
A ordem da posse é a seguinte: primeiro o vice-presidente eleito, no caso J.D. Vance, será empossado e, logo em seguida, o presidente.
Certificação no Congresso
A Câmara e o Senado se unem nesta segunda-feira, 6, para certificar a vitória de Trump nas eleições presidenciais ocorridas em novembro de 2024. Na sessão conjunta, deputados e senadores se reúnem para apurar os votos dos 538 delegados, que representam os estados americanos.
A cerimônia será conduzida pela presidente do Senado, que também é vice-presidenta dos EUA, Kamala Harris. Marcada para às 15h, no horário de Brasília, a formalidade será realizada no Capitólio. Essa é a última etapa antes da posse de Trump.
Leia mais
Segundo a CNN, nenhum vice-presidente desde Al Gore em 2001 teve de presidir a sua própria derrota. A cerimônia ocorre com segurança reforçada. Pela primeira vez, o secretário de Segurança Interna dos EUA determinou que a certificação é um Evento Nacional de Segurança Especial.
Capitólio foi invadido na última certificação
Na última contagem de votos dos delegados, em 6 de janeiro de 2021, o Capitólio foi invadido por um grupo de apoiadores extremistas de Donald Trump. O momento ocorreu durante os debates no Congresso sobre a certificação da vitória de Joe Biden, que derrotou o republicano na corrida presidencial de 2020.
Os manifestantes derrubaram barricadas de metal na parte inferior dos degraus do Capitólio antes de conseguirem acesso ao prédio, obrigando a polícia a fechar as entradas da edificação. À época, a então prefeita de Washington, Muriel Bowser, ordenou toque de recolher em toda a cidade.