Juazeiro do Norte: Glêdson reencontra Elmano e diz que não irá "arredar pé" da parceria
Prefeito de Juazeiro e governador do Estado tiveram encontro rápido em Fortaleza, mas devem se reencontrar reservadamenteA relação, nem sempre amistosa, entre o governador Elmano de Freitas (PT) e o prefeito reeleito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra (Podemos), teve mais um capítulo nesta sexta-feira, 3.
Um evento em que foram assinadas liberações para obras de saneamento em 17 municípios cearenses marcou o reencontro entre os dois. O rápido momento público pode ter sido um primeiro passo para uma pacificação de uma relação que azedou nos últimos tempos, com troca de farpas públicas, cancelamento de reuniões, mágoas e críticas de ambas as partes.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
"Fiz questão de estar aqui para deixar muito claro que não vou 'arredar pé' da necessidade de aproximação da Prefeitura de Juazeiro do Norte com o Governo do Estado do Ceará. Recebi o convite gentilmente do (secretário de Articulação Política) Nelson Martins apenas ontem (quinta), às 9h, aí com toda a dificuldade de voo, tendo que cancelar a agenda de ontem e a de hoje, mas fiz questão de derrubar toda a agenda para estar aqui hoje e deixar claro que nós queremos essa aproximação institucional", disse o prefeito, após o evento.
O contato com Elmano foi rápido, apenas no momento da assinatura da obra, mas serviu para o prefeito dar seu recado. "Ali, rapidinho por ocasião da assinatura do contrato da ordem de serviço, eu já disse a ele que quero ter um encontro pessoalmente. Ele tem sido muito receptivo de público, como vocês perceberam, e disse que em breve nós vamos ter um contato pra gente tratar sobre as questões importantes da nossa cidade" explicou ao O POVO.
Bezerra comemorou a liberação de R$ 88 milhões para esgotamento sanitário no município, aproveitando a estada na Capital para conversar reservadamente com Nelson Martins. "Foi uma conversa mais de boas-vindas. Marcamos um reencontro para 16 de janeiro e ele vai receber as nossas demandas, nossas solicitações, e depois vai marcar com o governador. O próprio Elmano disse que, no início de fevereiro, vai receber os prefeitos", adiantou.
Mágoa que fica
Em entrevista à rádio O POVO CBN, Glêdson Bezerra não escondeu que ficou magoado com o afastamento político na eleição de 2024.
"Acredito que vou carregar (mágoa) para o resto da vida, mas nada que possa atrapalhar uma relação institucional. Somos humanos, não gostei a forma como aconteceu a nossa relação, pois nós tínhamos um compromisso. Fiquei muito triste em não ter tido a contrapartida daquilo que nós concordamos, compactuamos e não foi cumprido", afirmou, em referência à relação com o deputado Fernando Santana (PT), de quem foi adversário em 2024.
Prioridade é destravar convênios
O prefeito afirmou que dará prioridade, na reunião com o secretário Nelson Martins, para tentar destravar os convênios já firmados anteriormente com o Governo do Estado.
"Nós temos três convênios com o Governo do Estado. Os três estão travados há quase dois anos. Todos esses convênios têm uma história, para sua conclusão. Vamos trabalhar para que esses recursos sejam liberados e, a partir daí, a gente vai levar outras reivindicações", explicou, antes de detalhar a destinação de cada verba que espera receber do Executivo estadual.
"Firmamos um convênio para a construção do nosso centro administrativo. Dispensa comentários a importância de termos um centro administrativo, que hoje nós temos várias secretarias, em vários prédios alugados, em vários locais da cidade, dificultando a vida do cidadão que se socorre nos serviços públicos. Nós fizemos um convênio, ainda com o governador Camilo, em que a Prefeitura cedeu um espaço para o estacionamento do teleférico. Atendendo a um pedido do Camilo, a gente deu a nossa contrapartida, agora espero que seja liberado o nosso recurso que falta para a construção do nosso centro administrativo", explicou.
"E outros dois convênios, um que versa sobre calçamento, em especial para uma área muito importante da cidade, o bairro Campo Alegre, que cresce bastante, ali nós temos intenção de construir um centro industrial, então precisamos de investimentos lá. E outro, esse dá maior destaque, para a liberação de verba para construções de obras históricas, como o Memorial Padre Cícero, que junto com a estátua, são os prédios mais importantes da cidade, em termos de visibilidade, de desenvolver o nosso turismo. Infelizmente, inexplicavelmente esse dinheiro não foi liberado em tempo hábil", lamentou.
Recentemente, Elmano lamentou por Glêdson não comparecer a agenda que teriam e disse que a obra do Museu Padro Cícero será concluída com ou sem a parceria com a Prefeitura de Juazeiro do Norte.
Diálogo com Fernando Santana nos Recursos Hídricos
Bezerra respondeu ainda sobre como imagina que será sua relação com deputado estadual Fernando Santana (PT), candidato derrotado por ele na última eleição, que assumirá a Secretaria de Recursos Hídricos.
"Tomara que seja um diálogo maduro, um diálogo franco, no sentido de buscar alternativas e soluções para o município de Juazeiro do Norte, afinal de contas ele é deputado estadual eleito. Eu votei no Fernando Santana, como vocês sabem, aí depois por conta de uma disputa eleitoral teve um distanciamento, como é do conhecimento de todos. Mas, uma vez superada essa questão eleitoral, espero que ele, na condição de secretário de governo - ou no exercício do mandato - que ele possa trabalhar pela cidade de Juazeiro do Norte, que a gente possa se aproximar, institucionalmente falando. Político-eleitoral, eu acho que não mais, mas institucionalmente sim", finalizou.