Caucaia: Dr. Tanilo tem candidatura contestada mas é reeleito presidente da Câmara
Vereador Silvio Nascimento cita como "desrespeitosa" a segunda reeleição do medebista em Caucaia. Presidente rebateu, citando a data da legislaçãoA eleição do Legislativo de Caucaia, cidade distante 16,06 km de Fortaleza, contou com contestação de candidatura, aplausos, vaias e recondução do presidente, Dr. Tanilo (MDB) para o terceiro mandato consecutivo.
Concorriam o presidente e Silvio Nascimento (PSB), candidato de oposição ao governo de Naumi Amorim (PSD), eleito em 2024. Tanilo é governista, sendo, inclusive, pai da vice-prefeita da chapa do PSD, Priscila Menezes (MDB).
É + que streaming. É arte, cultura e história.
No momento em que o parlamentar manifestou a candidatura, houve contestação por parte de Silvio. Ele alegou que Tanilo deveria estar inelegível, pela possibilidade de ser reconduzido ao cargo pela terceira vez. Silvio citou a Constituição Federal e decisões favoráveis do STF.
A questão gerou comoção na plateia, mas Silvio reforçou a decisão, alegando pretensão de judicializar a matéria. “Nada contra a pessoa dele [de Tanilo], mas desrespeita a Constituição Federal. Caso prossiga, ingressarei um mandado de segurança contra essa eleição”, disse.
Leia mais
Tanilo argumenta que legislação não o afeta
Vereador de situação, Mersinho (PSD) argumentou que a decisão deveria ser oficiada por escrito, conforme regimento interno da Câmara.
O próprio Tanilo, por sua vez, levantou outra tese. Disse que a legislação do STF foi aprovada em 7 de janeiro de 2021, portanto seis dias após sua primeira eleição à Presidência. Segundo ele, nesta lógica, só contaria a eleição seguinte e uma única recondução.
Silvio chegou a contestar a fala, mas a candidatura de Tanilo foi mantida pela presidente interina, Natécia Campos (PSB), que estava à frente dos trabalhos por ser a parlamentar mais bem votada.
A eleição aconteceu e Tanilo foi reeleito. Foram 20 votos a favor e três contra. Dentre os favoráveis, estava a própria Natecia. Já os opositores consistiram no próprio Silvio e nos vereadores Neto do Planalto (Republicanos) e Ratinho Cabral (Agir).
Mesa Diretora foi eleita com unanimidade
Em seguida, foram escolhidos os representantes da Mesa Diretora. Desta vez, os votos foram unânimes, sem contestações. Foram contemplados seis partidos políticos.
Integram a diretoria da Câmara de Caucaia
- Presidente: Dr. Tanilo (MDB) - 20 votos a 3.
- 1° vice-presidente: J. Wellington (PSD)
- 2° Vice-presidente: Anderson do Gabriel (PRD)
- 1° Secretário: Bené (DC)
- 2° Secretário: Liana Cordeiro (PT)
- 3° Secretário: Marcelo Pinto (PV)
Eleição reflete força do governismo na Câmara
A eleição com maioria quase absoluta reflete a força do governismo na cidade da Região Metropolitana. Segundo Tanilo Menezes, o movimento agora é de convergência.
“Vamos trabalhar juntos, ouvir os colegas, ouvir o prefeito, ter uma base forte para que a gente vote”, disse, em um cenário de base já muito forte.
Ele considera que os 20 que o elegeram são “com certeza” da base, mas apresentou dúvidas em considerar os demais como de oposição. “A gente vem pensando em unir esse poder cada vez mais a favor do povo de Caucaia”, alegou.