Evandro nomeia para o IJF médica que já comandou o hospital nas gestões Sarto e RC
Riane Azevedo é a indicada para ocupar a Superintendência do Instituto Doutor José Frota (IJF); ela já ocupou o cargo entre 2017 e 2022
12:05 | Jan. 02, 2025
O prefeito Evandro Leitão anunciou o nome da médica anestesiologista Riane Azevedo para ocupar a Superintendência do Instituto Doutor José Frota (IJF); Riane já ocupou o cargo entre 2017 e 2022, na segunda gestão do ex-prefeito Roberto Cláudio (2017-2020) e em parte da gestão do ex-prefeito José Sarto (2021-2024).
"Ela terá pela frente a missão de conduzir o maior hospital da rede pública municipal, que acolhe cidadãos e cidadãs fortalezenses e de outros municípios, com assistência nas mais diversas especialidades. Desejo sorte e um excelente trabalho", escreveu Evandro em publicação numa rede social.
O IJF enfrenta uma crise grave nos últimos meses, com denúncias de falta de insumos e atraso em pagamentos a fornecedores e funcionários. No último dia 27, Leitão disse que dados preliminares apontam uma dívida de aproximadamente R$ 100 milhões no IJF.
Riane Azevedo é formada em medicina pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e especialista em Anestesiologia; Tem MBA em Gestão de cooperativas de Crédito. Riane foi também presidente da cooperativa dos Anestesiologistas do Ceará e diretora da Unimed Fortaleza.
A nomeação de Riane sinaliza uma aposta de Evandro na área da saúde, ela é mais um nome que compôs gestões anteriores. Além de Riane, a secretária da saúde, Socorro Martins, também já foi secretária na primeira gestão do ex-prefeito Roberto Cláudio. Embora sejam de grupos adversários atualmente, Evandro, Sarto e RC já estiveram numa mesma aliança política, até o racha estadual entre PT e PDT na esteira das eleições de 2022.
Após a posse como prefeito, no último dia 1°, Evandro afirmou que pretende indicar nomes do segundo escalão da Prefeitura até esta sexta-feira, 3 de janeiro. Outros órgãos como a Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) devem entrar no pacote de anúncios nas próximas horas.