Evandro Leitão envia à Câmara mensagem para a extinção da Taxa do Lixo

Envio de mensagem à Câmara Municipal de Fortaleza havia sido uma promessa de campanha do petista

12:21 | Jan. 02, 2025

Por: Marcelo Bloc
FORTALEZA, CEARÁ, BRASIL, 02-01-2024: Prefeito Evandro Leitão junto com sua Vice Gabriella Aguiar, o Presidente da Câmara Léo Couto e alguns vereadores de apoio no Paço Municiapal envia projeto para acabar com Taxa do Lixo. (Foto: Samuel Setubal/ O Povo) (foto: Samuel Setubal)

Em seu primeiro ato administrativo como prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT) entregou em mãos ao presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), o vereador Léo Couto (PSB), mensagem extinguindo a cobrança da Taxa do Lixo no município.

Em solenidade realizada na manhã desta quinta-feira, 2, no Paço Municipal, Leitão assinou a mensagem e a entregou a Couto. Estiveram presentes a vice-prefeita Gabriella Aguiar (PSD), além de diversos vereadores da base do governo e secretários empossados por Leitão.

"Existe uma independência entre os poderes que a gente tem que respeitar. E aí fica com a Câmara, a única coisa que eu pedi à Câmara foi no sentido de que se pudesse dar a celeridade à tramitação dessa mensagem", explicou o prefeito, questionado sobre data da extinção da cobrança.

Evandro afirmou que o impacto do fim da cobrança é de cerca de R$ 120 milhões ao ano, e que ainda está avaliando as finanças da Prefeitura, para avaliar de onde sairá a verba para repor o valor que era arrecadado. 

"Primeiro, eu já disse e repito, não irá haver nenhum aumento de carga tributária, não haverá. Segundo, nós iremos reavaliar todos os gastos da prefeitura, eles perpassam também pelos contratos existentes e são nessas reavaliações que nós estamos que nós já detectamos algumas gorduras, entre aspas, de algumas relações jurídicas que nós temos, além de cortes que nós iremos fazer", concluiu.

Tramitação na Câmara

O presidente Léo Couto afirmou que irá convocar, ainda em janeiro, uma sessão plenária extraordinária para apreciar a mensagem do Executivo. Segundo ele, ainda não há uma data fechada, pois ainda estão em formação as comissões da nova legislatura, mas a convocação ocorrerá assim que possível.

Para o vereador, a mensagem não deve ter problemas para ser aprovada, visto ser uma demanda do governo assim como da oposição.