Baquit diz que teve 2 horas para decidir se aceitava secretaria e antecipa que sairá em 2026
O político não escondeu seu desejo em disputar as eleições de 2026 e pleitear vaga na Assembleia Legislativa. O deputado está em seu sétimo mandato
O deputado estadual Osmar Baquit (PDT) foi uma das surpresas da lista de secretários regionais anunciados pelo prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT) na noite de terça-feira, 31 de dezembro. Baquit comandará a Regional 6. O deputado disse ter ficado surpreso com o convite a queima-roupa e teve pouco tempo para responder.
"Eu fui pego de surpresa ontem (terça), por volta de 16 horas da tarde, eu tava em Quixadá, quando o Evandro me ligou me convidando pra ocupar essa Regional. Eu tinha até 18 horas pra dizer se sim ou não", disse ao O POVO.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
"E aí eu consultei os prefeitos da minha base política, porque eu não podia tomar nenhuma decisão, hoje eu tenho 15 prefeitos que votam em mim, entre prefeitos e prefeitas", explicou Baquit.
O secretário fez questão, ainda, de destacar a relação com Evandro. Os dois possuem proximidade antes de o agora prefeito entrar na política. Ambos foram contemporâneos quando foram, respectivamente, presidente do Fortaleza e do Ceará — Baquit ficou no Tricolor entre 2011 e 2014, enquanto Leitão esteve no Vovô durante 2008 e 2015.
"Resolvi dar uma oxigenada. Eu sou amigo/irmão do Evandro, desde ele era presidente do Ceará e eu do Fortaleza, sempre fomos amigos, nunca teve briga. Na Assembleia nos aproximamos demais. Ele tinha a preferência por mim para ser o presidente", ressaltou.
Período curto
Mesmo aceitando o convite, Osmar Baquit revelou que não ficará durante os quatro anos do mandato de Evandro Leitão. Ele também admitiu que não sabe ainda detalhas da pasta que irá assumir.
"Eu não sei (a estrutura dela). O Evandro vai fazer uma reunião com todos os secretários, dar as diretrizes do que precisa ser feito", pontuou. Muita (saudade). Mas é só passar um tempo para saudade aumentar. Ano que vem eu tenho que sair (da secretaria) por conta da minha candidatura a deputado. Então deverei sair por conta disso. Até lá, vou procurar retribuir a confiança do prefeito Evandro", finalizou.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente