Mesa Diretora Câmara: chapa única com Léo Couto presidente será anunciada nesta segunda, 30
A composição terá, além de Léo Couto (PSB) como candidato a presidente, membros do PDT ocupando cargos na vice-presidência. Oposição não chegou em acordo para compor a chapaLéo Couto (PSB), candidato a presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) em chapa única, anunciará a composição da mesa diretora para o biênio 2025/2026 na manhã da segunda-feira, 30. A votação deverá ter apoio da ampla maioria dos vereadores.
Além de Léo, outros parlamentares já confirmados são Adail Júnior (PDT) como 1° vice-presidente e Luciano Girão (PDT) podendo ocupar a segunda ou terceira vice-presidência. Nas secretarias da mesa, estão fechadas as indicações das vereadoras Ana Aracapé (Avante) e Carla do Acilon (DC).
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Júlio Brizzi (PT) havia sido escolhido para 2° vice-presidente, mas depois foi anunciado para comandar a Secretaria da Juventude (Sejuv) na gestão do prefeito eleito Evandro Leitão (PT), causando alterações na configuração.
Dois dos vice-líderes do Governo na Câmara, Aglayson (PT) e Adriana Almeida (PT), podem ir para uma secretaria da mesa diretora e Professor Enilson (Cidadania) assumir o posto da vice-liderança, ou até mesmo ser indicado para a mesa. Bruno Mesquita (PSD) será o líder de Evandro.
Leia mais
Oposição não terá espaço após não chegar a acordo
Léo Couto disponibilizou a 1° secretaria da mesa diretora para o vereador Julierme Sena (PL), respeitando a proporcionalidade, já que o PL é a segunda maior bancada da Câmara. Por decisão do deputado federal André Fernandes (PL), presidente do PL na Capital, o partido recusou a vaga e a oposição não terá espaço na mesa. A oposição também não conseguiu formar chapa para concorrer.
O PDT, partido do atual prefeito José Sarto, será representado por Adail e Luciano Girão, parlamentares que apoiaram Evandro no segundo turno contra Fernandes, e deverá votar de forma unânime. Inclusive o ainda presidente da Casa, Gardel Rolim (PDT), declarou voto em Léo e não tentará a reeleição.