Sobral: após período de descanso, Ivo voltará a trabalhar na Procuradoria-Geral de Fortaleza

Prefeito também contou que não pretende "ficar acompanhando gestão de ninguém". Município será comandado por oposição aos Ferreira Gomes

11:09 | Dez. 29, 2024

Por: Thays Maria Salles
Ivo Gomes (PSB) encerrará segundo mandato como prefeito de Sobral. Candidata dele à sucessão era Izolda Cela (PSB). Município, no entanto, será comandado pela oposição, após vitória eleitoral de Oscar Rodrigues (União Brasil) (foto: Reprodução/Instagram Ivo Gomes)

Após dois mandatos gerenciando a Prefeitura de Sobral, Ivo Gomes (PSB) fará uma pausa e, depois, voltará ao trabalho como funcionário público em Fortaleza. Ele pertence aos quadros da Procuradoria-Geral do Município.

"O concurso que eu fiz quando eu era ainda bem jovem, e estou licenciado para o desempenho dos cargos eletivos para os quais eu fui convidado para exercer. Eu tenho que voltar e esse cargo é em Fortaleza. Eu vou ficar algumas semanas esfriando o juízo e depois vou ter que retomar o meu trabalho", contou Ivo em entrevista ao jornalista Ivo Aragão, do portal O Sobralense, na sexta-feira passada, 27.

Apesar de entrelaçado à cidade da Região Norte, ele explica que não pretende ocupar o lugar de "fiscalizador" da próxima gestão, que será comandada pela oposição, na figura de Oscar Rodrigues (União Brasil), após 28 anos de administrações chefiadas pela família Ferreira Gomes.

A pretensão de Ivo é deixar a "política partidária de Sobral no passado" dele. "Meu passado, do qual eu tenho muita honra, mas, daqui pra frente, a minha vida vai se preocupar com outra coisa".

"Eu não vou me desvencilhar de Sobral, nem quero. Agora eu não vou ficar acompanhando gestão de ninguém, não. Quem tem que fazer isso são os vereadores, as lideranças e a própria população. Fica chato pra mim, como ex-prefeito, ficar dando pitaco na gestão dos outros. Mas, obviamente, eu vou continuar alerta e defender a população de Sobral até os últimos dias da minha vida", projetou.

Ivo assumiu Sobral em 2017, sendo reeleito em 2020. "Estou feliz em entregar as coisas que a gente se comprometeu. Eu acho que a gente está entregando muito mais do que a gente se comprometeu. São 400 obras ao todo, um investimento de aproximadamente R$ 1 bilhão. É um dinheiro que Sobral nunca viu", avaliou.

Ivo não elege sucessora e, após 28 anos, Sobral será comandada por oposição aos Ferreira Gomes

O deputado estadual Oscar Rodrigues é uma liderança da oposição em Sobral e tentava chegar ao comando da prefeitura pela segunda vez. Em 2020, ele perdeu para o atual prefeito Ivo Gomes, que foi reeleito. Já o filho de Oscar, deputado federal Moses Rodrigues (União Brasil), perdeu para os Ferreira Gomes, em 2016.

A chapa de Oscar teve apoio do União Brasil, do PL e do MDB, que ocupa a vice com a dentista Maria Imaculada (MDB). Na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), ele compõe bancada de oposição ao governo Elmano de Freitas (PT).

Izolda Cela (PSB) representava a continuidade do ciclo do prefeito Ivo (2017-2024). Ao lado do senador Cid Gomes (PSB), o gestor é a principal liderança do grupo que governa o município. Os dois irmãos são aliados do governador Elmano e do ministro da Educação, Camilo Santana (PT).

Ela foi a "número 2" de Camilo no Governo Federal, como secretária-executiva do MEC, e no Governo do Ceará, atuando como vice-governadora por sete anos e três meses; por nove meses foi governadora.

O período dela à frente do Palácio da Abolição ocorreu durante o ano de 2022, que redesenhou a política cearense, com o rompimento da aliança entre PT e o grupo de Cid e Ciro Gomes, naquele momento abrigados sob um mesmo PDT. Izolda queria concorrer a governadora pelo PDT, partido do qual saiu após a escolha de Roberto Cláudio como candidato ao Executivo estadual.   

Veja também, clicando no player abaixo ou aqui: Lula sanciona projeto de lei com regras mais rígidas do BPC