UFC e Tribunal Eleitoral renovam acordo para inovação e formação profissional

Entre as pautas, a colaboração entre a Universidade e o órgão da Justiça Eleitoral sobre a participação de estudantes em projetos

16:08 | Dez. 28, 2024

Por: Guilherme Gonsalves
O reitor da UFC recebeu membros do TRE-CE (foto: Divulgação/Ribamar Neto/UFC)

Universidade Federal do Ceará (UFC) e o Tribunal Regional do Ceará (TRE-CE) renovaram acordo de cooperação para fomentar a inovação e a formação profissional.

Para isso, o reitor da UFC, o professor reitor Custódio Almeida, recebeu comitiva de gestores do TRE-CE na última quinta-feira, 2, para a discussão de ações estratégias entre o órgão e a instituição.

Em suma, as iniciativas de parcerias entre a UFC e o TRE envolvem projetos de inovação tecnológica, prospecção de soluções do ponto de vista acadêmico para demandas do judiciário, bem como estágios e formação profissional.

Dentre membros do Poder Judiciário, estiveram Pedro Bruno Trigueiro, diretor-geral, Tiago Dias, juiz auxiliar e Denise Pontes, secretária da Presidência.

Tiago Dias destacou que as novas parcerias com a UFC contribuirão para integrar os estudantes de melhor forma, movendo para uma melhor experiência.

“O modelo que estamos pensando permitirá envolver os estudantes de maneira mais integrada e próxima. Eles têm resposta rápida e farão uma imersão completa nas atividades, o que permitirá explorar diferentes áreas e ampliar suas experiências”, explicou o juiz.

O magistrado apresentou ao reitor Custódio planos em fase avançada de uma Hackaton, ou seja, competições colaborativas, entre UFC e TRE, com participação de equipes estudantis de vários cursos da Universidade.

A programação também contará com a Pró-Reitoria de Inovação e Relações Interinstitucionais (Prointer) da instituição.

Desinformação nas eleições

Outra temática abordada entre UFC e o TRE foi sobre as eleições, como o enfrentamento de desinformações e tentativa de descredibilização do processo eleitoral.

"O potencial da UFC em fornecer respostas é muito grande e nosso poder público ainda o aproveita muito pouco. No geral, a demanda por soluções é bem menor que nossa capacidade de oferta. Ficamos muito satisfeitos com o interesse e temos certeza de que nossa comunidade terá grandes contribuições para fortalecer a Justiça Eleitoral”, afirmou Custódio Almeida.

Veja também: Guerra de Israel contra Hamas na Faixa de Gaza continua mesmo após um ano | Retrospectiva 2024