Reforma no governo Elmano mexe com bancadas na Alece, CMFor e Câmara Federal

Eduardo Bismarck (PDT) deixará o Congresso Nacional; já Fernando Santana (PT) e Lia Gomes (PDT) se licenciarão de seus mandatos no Legislativo estadual

O governador Elmano de Freitas (PT) anunciou a mudança em sete secretarias de sua gestão nesta quinta-feira, 26, bem como alterações em assessorias e órgãos vinculados, além do líder do governo na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece).

Tais mudanças impactarão nas bancadas tanto da Alece como também no Congresso Nacional, além da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor). Confira abaixo o que muda.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Assembleia Legislativa do Ceará

Bancada do PT

Elmano indicou o deputado estadual Fernando Santana (PT) para a Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH). O cargo estava sob o comando do deputado federal Robério Monteiro (PDT). Ele se licenciou para retornar as atividades parlamentares antes das eleições e segue no posto.

Fernando será o presidente da Alece de janeiro até fevereiro, no ínterim da renúncia de Evandro Leitão (PT) para assumir a Prefeitura de Fortaleza e posse de Romeu Aldigueri (PDT) na presidência da Casa. Ele então irá tirar licença para assumir a pasta do Executivo.

Sendo assim, a vaga de deputado estadual da Federação PT/PV/PCdoB permanecerá com Guilherme Sampaio (PT), suplente em exercício, em virtude da licença de Larissa Gaspar (PT), e escolhido como líder do Governo Elmano.

Guilherme é o segundo suplente. O primeiro, Nizo Costa (PT), já está atuando como parlamentar, uma vez que Moisés Braz ocupa o cargo de secretário do Desenvolvimento Agrário.

Bancada do PDT

Lia Gomes (PDT) foi anunciada como secretária das Mulheres no Governo Elmano. Oriel Filho (PDT) é secretário da Pesca e Agricultura e outra vaga do PDT será aberta após a saída de Evandro da Alece, visto que ele foi eleito pela sigla em 2022.

Salmito Filho (PDT) retornará ao mandato como deputado estadual. Em seu lugar à frente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) estará Domingos Filho, ex-vice-governador e atualmente presidente do PSD Ceará.

Bancada federal 

O deputado Eduardo Bismarck (PDT) será o próximo secretário do Turismo. Além dele, Idilvan Alencar (PDT) também se licenciará da Câmara Federal, mas para comandar a Educação em Fortaleza na gestão de Evandro.

Uma vez que Robério Monteiro não retornará ao Executivo, duas vagas serão abertas para suplentes do PDT. Leônidas Cristino (PDT), o primeiro da fila, e Enfermeira Ana Paula (sem partido), a segunda na suplência.

Vereadora de Fortaleza até o dia 31 de dezembro, Ana Paula se desfilou do PDT na janela partidária deste ano e migrou para o PSB. Ela, porém, deixou também o partido socialista após discordâncias.

Câmara Municipal de Fortaleza

Horas após os primeiros anúncios, Elmano informou que Erich Douglas (PSD) será secretário da Proteção Animal. Ele foi eleito vereador de Fortaleza em 2024.

Além dele, Apollo Vicz (PSD), anunciado para a pasta de Proteção Animal na gestão de Evandro, e Eudes Bringel (PSD), que será o chefe de gabinete do prefeito eleito, também se licenciarão de seus mandatos na CMFor, abrindo três vagas de suplentes no PSD.

O primeiro suplente é Tony Brito, Estrela Barros a segunda e Danilo Lopes o terceiro. Acordos políticos ainda são analisados, portanto a configuração da bancada ainda pode ter alterações.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

governo elmano elmano de freitas pt

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar