Evandro receberá uma Prefeitura "muito endividada" e "quebrada", diz Elmano
Governador do Ceará, Elmano de Freitas espera "muitas mãos dadas" para 2025; gestor realizou diversas mudanças nas secretarias do Governo do Estado
12:34 | Dez. 26, 2024
O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), disse que o prefeito eleito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), receberá uma Prefeitura “quebrada” ao assumir como chefe do Executivo municipal no próximo 1° de janeiro. As falas ocorreram em entrevista ao programa O POVO no Rádio, da Rádio O POVO CBN, nesta quinta-feira, 26.
“O Evandro, pela minha percepção, receberá uma prefeitura muito endividada, quebrada, e nós vamos ter que dar as mãos para superar isso e poder, assim, ajudar a cumprir os compromissos que ele fez como prefeito. Mas certamente vai encontrar uma Prefeitura muito diferente do que imaginou que iria encontrar”, disse o governador.
O petista também destacou que a saúde da capital cearense será um dos alvos imediatos para o próximo ano. Ele ressalta, ainda, que será preciso uma “regulação unificada” para resolver o “imbróglio que está a saúde de Fortaleza”. O governador indicou que 40% das filas de cirurgia do Estado são da Capital.
Elmano de Freitas diz esperar “muitas mãos dadas, com muito trabalho” para 2025. O governador entra agora na segunda metade do seu mandato, em meio a reformas administrativas para um novo momento da sua gestão.
Leia mais
Elmano realiza mudanças no Governo
Nesta quinta-feira, 26, o governador anunciou mudanças no Governo do Estado. Foram realizadas seis trocas de secretários, além de mudanças de assessorias e órgãos vinculados, bem como a nomeação do novo líder do governo na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece).
Entre as alterações nas pastas, a vice-governadora Jade Romero (MDB) deixa a Secretaria das Mulheres e passa a ser titular da Secretaria da Proteção Social, função antes desempenhada por Onélia Santana, que agora é membra conselheira vitalícia do Tribunal de Contas do Estado (TCE-CE). No lugar de Jade, a deputada estadual Lia Gomes (PDT) assume a Secretaria das Mulheres.
A reforma de Elmano foi iniciada na terça-feira, 17, quando o jornalista Chagas Vieira voltou a assumir o comando da Casa Civil, que esteve na função anteriormente nas gestões do ex-governador e agora ministro, Camilo Santana (PT), e também no governo de Izolda Cela (PSB).
Max Quintino que antes integrava a Casa Civil, foi remanejado para o Porto do Pecém. O deputado estadual Fernando Santana (PDT), que retirou sua candidatura para presidente da Alece, passa a assumir a pasta de Recursos Hídricos.
Veja os novos secretários do Governo do Estado:
- Jade Romero (MDB), vice-governadora, assume a Secretaria da Proteção Social e deixa a Secretaria das Mulheres. O cargo era antes ocupado por Onélia Santana, que assumiu como conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE);
- Eduardo Bismarck (PDT), deputado federal - Secretaria do Turismo, em substituição a Yrwana Albuquerque;
- Lia Gomes (PDT) - Secretaria das Mulheres, no lugar de Jade Romero;
- Domingos Filho (PSD) - Secretaria do Desenvolvimento Econômico, no lugar de Salmito Filho (PDT);
- Fernando Santana (PT) - Secretaria dos Recursos Hídricos, cargo que estava sob comando interino desde que Robério Monteiro (PDT) reassumiu o mandato de deputado federal;
- Nelson Martins (PT) - Secretaria da Articulação Política no lugar de Waldemir Catanho e deixa a chefia de Gabinete;
- Gabriel Rochinha - Assessoria Especial de Chefia de Gabinete, no lugar de Nelson Martins;
- Frank Ranier Prado - Assessoria Especial de Assuntos Comunitários, no lugar do coronel André Barbosa, indicado secretário pelo prefeito eleito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT);
- Luiza Martins - CearáPar, no lugar de Carolina Monteiro, que entrara em maio passado;
- Max Quintino - Complexo Industrial e Portuário do Pecém;
- Waldemir Catanho (PT) - Detran;
- Lena Ximenes - TV Ceará;
- Guilherme Sampaio (PT) - Líder do Governo na Assembleia Legislativa.