PSB Ceará deixa para 2025 filiação de deputados que estão de saída do PDT
A informação foi confirmada por Elias José, vice-presidente do PSB no Ceará, que apontou a estratégia política como fator determinante para a decisãoO PSB deixará para 2025 a filiação dos deputados estaduais e federais que estão de saída do PDT. Prevista inicialmente para o fim deste ano por Eudoro Santana, presidente estadual do partido, a migração ainda não tem uma data definida.
Elias José, vice-presidente do PSB no Ceará, afirmou ao O POVO que o ato pode ser mais estratégico no início de 2025. “Eu não tenho uma resposta conclusiva, mas considero que até mesmo para efeito de repercussão política se torna mais estratégico para o início de 2025”, disse Elias.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Entenda o processo entre PDT e PSB
A migração de parlamentares do PDT para o PSB é resultado do racha na sigla trabalhista que começou em 2022, no contexto da escolha do nome do partido para disputar a eleição ao Governo do Estado. O ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT), nome defendido por Ciro Gomes (PDT), foi o escolhido em detrimento à então governadora Izolda Cela (hoje no PSB), que tinha o apoio do senador Cid Gomes (hoje no PSB) e o ex-governador Camilo Santana (PT).
RC acabou a eleição como o terceiro mais votado e Elmano de Freitas (PT), com apoio de Camilo, venceu no 1º turno.
Posteriormente, pedetistas mais próximos a Cid Gomes receberam carta de anuência assinada pelo senador que ocupava temporariamente a presidência do partido no Ceará. Em tese, com essa anuência, eles poderiam deixar o partido sem perder os respectivos mandatos na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) e na Câmara dos Deputados.
O diretório nacional do PDT contestou na justiça a legitimidade da anuência assinada por Cid, alegando que caberia à instância nacional liberar ou não os dissidentes. Após meses de batalha judicial, foi autorizada pela Justiça a saída dos deputados sem risco de perda de mandato.
Um deles foi Evandro Leitão, presidente da Assembleia Legislativa, que antecipou a mudança de partido e foi para o PT. Pela sigla, foi eleito prefeito de Fortaleza em 2024.
A troca partidária ganhou força após o senador Cid Gomes (PSB) anunciar sua mudança de sigla. Desde então, o PSB vem articulando a filiação dos dissidentes, mas, segundo Eudoro Santana, o processo depende de detalhes jurídicos ainda em andamento.
Em agosto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve decisão anterior do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), reconhecendo justa causa para a desfiliação de 14 deputados estaduais e suplentes do PDT.
Deputados envolvidos na migração
Confira a lista dos deputados estaduais e suplentes que pediram liberação na Justiça para deixar o PDT:
- Antônio Granja
- Bruno Pedrosa
- Guilherme Bismarck
- Guilherme Landim
- Jeová Mota
- Lia Gomes
- Marcos Sobreira
- Oriel Nunes
- Osmar Baquit
- Romeu Aldigueri
- Salmito Filho
- Sérgio Aguiar
- Tin Gomes
- Helaine Coelho
O ato de filiação é visto como um marco político, mas, segundo lideranças, pode ser estrategicamente adiado para alinhar repercussões com o calendário político de 2025.