Secretariado de Fortaleza: o que ainda falta Evandro Leitão anunciar?
Indicados para duas secretarias e para as 12 regionais devem ser anunciados nos próximos dias pelo prefeito eleito de FortalezaO prefeito eleito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT) já indicou 20 nomes que para compor pastas da próxima gestão na Capital, a partir de janeiro de 2025. No entanto, restam anúncios importantes a serem feitos na reta final deste ano.
Os indicados às secretarias de Desenvolvimento Social e de Finanças, além os nomes que comandarão as 12 regionais de Fortaleza ainda devem ser publicizados em 2024.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Nos bastidores, surgiu um nome para ocupar a Regional 2, trata-se de George Lima (Solidariedade), ex-candidato a prefeito que marcou o pleito deste ano pela frase "Chupa aqui para ver se sai leite" a um adversário, no debate do 1° turno promovido pelo O POVO. A informação foi compartilhada pela assessoria de George, mas a gestão eleita ainda não confirma. Há expectativa de que nomes de titulares de secretarias e demais indicados para as regionais sejam anunciados nos próximos dias.
Na composição atual da Prefeitura, estão previstas pouco mais de 20 secretarias e 12 regionais. Em dezembro, Leitão disse ao O POVO que pretendia realizar uma reforma administrativa, criando novas pastas, fundindo algumas e extinguindo outras. De fato, entre as secretarias já anunciadas há novidades, como a pasta das Mulheres e a da Proteção Animal, ambas promessas de campanha do gestor.
O prefeito eleito também manifestou que pretende indicar a vice-prefeita eleita, Gabriella Aguiar (PSD), para ocupar vaga em uma das secretarias de governo, mas ainda não disse em qual pasta.
Com 20 nomes já anunciados, Gabriella foi questionada pelo O POVO em evento de posse de Onélia Santana como conselheira do Tribunal de Contas do Ceará (TCE-CE), sobre a expectativa do anúncio e em qual secretaria estaria em 2025. Em resposta breve, brincou: "Uma hora sai, se acalmem".
Regionais de Fortaleza
Nas indicações para as regionais de Fortaleza pesam, entre outras coisas, questões políticas. Na campanha, Evandro prometeu manter o formato, mas falou em alterar o conceito das regionais. O petista pretende garantir mais autonomia aos responsáveis pelas entidades.
"Hoje você tem 12 Secretarias Regionais, que os seus secretários não têm autonomia, não têm independência para realizar o básico que a Prefeitura tem que fazer. Por exemplo, a zeladoria da Cidade. Se você for a qualquer Regional, o secretário não tem autonomia para fazer uma troca de uma luminária, uma capinação, não tem a condição de fazer uma pavimentação", disse Leitão em outubro.
Na campanha, Evandro afirmou que o atual conceito transformava os secretários de regionais em ouvidores que repassavam as demandas e prometeu mudar isso.
"Nós temos que dar autonomia para essas pessoas, secretário não pode servir de cabide de emprego, secretário tem que ter autonomia, tem que ser escolhido por meritocracia, claro na base dos aliados, mas desde que esses partidos aliados apresentem nomes que tenham a capacidade de fazer as entregas que eu quero para a população", disse à época.
Nesse contexto, nenhum dos 12 nomes das regionais foi oficializado pelo futuro gestor até o momento. A expectativa é de que saiam nos próximos dias, entre o Natal e o Réveillon.