Baturité: Herberlh Mota anuncia secretariado com continuidade e renovação

O prefeito reeleito deixa alguns nomes nas atuais secretárias, nomeia novos e remaneja outros

09:24 | Dez. 22, 2024

Por: Wilnan Custódio
HERBERLH Mota foi considerado inelegível em maio (foto: Reprodução/Instagram/@herberlh)

O prefeito reeleito de Baturité, Herberlh Mota (Republicanos), utilizou suas redes sociais para divulgar os nomes que comporão a equipe gestora do município a partir de janeiro de 2025. Composta por 17 secretários e gestores, a nova gestão traz a permanência de membros da administração atual e a inclusão de novos nomes.

“Com muita alegria e esperanças renovadas, anuncio os nomes e respectivos cargos que irão compor a nossa equipe de gestão. Vamos trabalhar com muito mais dedicação e compromisso, unidos pra fazer cada vez mais!”, escreveu o prefeito no Instagram.

Confira abaixo os nomes indicados para o novo secretariado:

Secretários que permanecem no cargo

  • Lindomar Soares – Educação: Atual secretária, possui mestrados em Ciência Política e Planejamento e Políticas Públicas.
  • Vanda Anselmo – Desenvolvimento Econômico e Social: Assistente social, com vasta experiência em secretarias de assistência social de outras cidades.
  • Willison Mesquita – Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura: Técnico em Edificações e atual gestor da pasta.
  • Artur Emílio – Autarquia do Meio Ambiente: Administrador e especialista em Gestão Ambiental, continua à frente do órgão.
  • Wallysson Sávio – Esporte: Graduado em Administração, segue como responsável pelo setor.
    Coronel Sérgio Bezerra – Segurança e Defesa Patrimonial: Coronel da PM, também atua como coordenador da Defesa Civil.
  • Tiago Viana – Trânsito: Gestor público, permanece como superintendente da Autarquia Municipal de Trânsito.

Novos nomes no secretariado

  • Gilberto Laranjeiras – Saúde: Especialista na área e ex-gestor em Parauapebas (PA) e no Ministério da Saúde.
  • Raimundo Roberto – Ciência, Tecnologia e Inovação: Mestre em Gestão de Negócios Turísticos e ex-secretário em Amontada.
  • Cleudiberto Dantas – Desenvolvimento Rural: Técnico em Agropecuária e ex-gerente regional da Ematerce.
  • Celso Torres Filho – Assuntos Federativos: Advogado e consultor, com experiência no Tribunal de Justiça do Ceará.
  • Karoline Nascimento – Administração, Finanças e Planejamento: Economista, com passagens em secretarias de Fortaleza e Amontada.
  • Jefferson Gondim – Casa Civil: Articulador político e ex-assessor especial do Gabinete da Primeira-Dama.
  • João de Paula Barros – Gabinete do Prefeito: Empresário e articulador político, assume como Chefe de Gabinete.
  • Geilson Oliveira – Cultura e Turismo: Graduado em Gastronomia e produtor cultural em Baturité.
  • Diego Jonath – Operações e Inteligência: Consultor de segurança e integrante do Corpo de Fuzileiros Navais.

Reeleição e recorde de votos

Herberlh Mota foi reeleito em 2024 com expressivos 79,52% dos votos válidos, consolidando-se como o primeiro prefeito de Baturité a alcançar esse feito. Ao todo, ele recebeu 18.058 votos, derrotando o adversário Ivo Júnior (PSD), que teve 20,48% dos votos válidos.

A vitória mostrou apoio popular à gestão de Herberlh, que enfrentou desafios significativos durante seu primeiro mandato, incluindo o período pandêmico. O prefeito destacou em entrevista a rádio O POVO CBN em outubro, que sua reeleição é resultado de uma gestão inovadora, responsável e voltada para o desenvolvimento sustentável do município.

Suspensão da inelegibilidade e desafios jurídicos

A reeleição de Herberlh também foi marcada por desafios jurídicos. Em maio de 2024, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) havia determinado sua inelegibilidade por abuso de poder político, decisão posteriormente suspensa pelo ministro André Mendonça.

O chefe do Executivo de Baturité celebrou a decisão como “justa” e destacou que ela permitiu a continuidade de seu trabalho em Baturité.

O caso envolvia a utilização de redes sociais da gestão municipal para promover obras viabilizadas por deputados durante o período eleitoral. A decisão de suspensão também beneficiou outros políticos, como o deputado federal Eduardo Bismarck (PDT) e o suplente estadual Audic Mota (MDB).

Com o novo secretariado, Herberlh Mota busca consolidar seu modelo de gestão, alavancar o desenvolvimento da região e fortalecer a integração com municípios vizinhos, como Guaramiranga, onde sua esposa, Ynara Mota, foi eleita prefeita.